Marketing : despesa ou investimento?: um estudo de caso no setor de supermercados

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Autor(es): dc.contributorAkel Sobrinho, Zaki, 1957--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão de Negócios-
Autor(es): dc.creatorLucio, Kleber Fabiano do Vale-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:38:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:38:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2005-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58772-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58772-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Zaki Akel Sobrinho-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão de Negócios-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo foi o desenvolvimento teórico e conceitual da literatura disponível sobre Marketing, Investimento e Despesa; e a relação existente entre eles. Em decorrência da vastidão do conceito de marketing, decidimos então modificar o escopo incial do trabalho, passando a considerar exclusivamente os desembolsos efetuados com a parcela relativa ao termo que definimos como "comunicação-promocional", para considerar em um só termos os aspectos do modelo tradicional do composto de marketing, aliados aos aspectos da revisão desses conceitos com recentralização do foco no cliente. Foi buscado com o trabalho enquadrar esse desembolsos como sendo urn investimento, segundo sua abrangência de definição, e também como uma despesa, avaliando as implicações decorrentes. O desenvolvimento da pesquisa foi predominantemente baseado em dados literários e na confrontação das teorias defendidas pelos autores. O desdobramento e campos de abrangência comuns aos termos foram desenvolvidos principalmente a luz dos estudos teóricos e conceituais. Procuramos limitar a avaliação do contexto atual tendo por base o mercado da cidade de Curitiba-PR. Para tanto, a teoria estudada foi confrontada com a prática no estudo de caso desenvolvido com a rede de supermercados FESTVAL. A pesquisa confrontou a conceituação teórica que vários autores inferem com os termos marketing, investimento e despesa. Várias considerações decorrentes da vastidão dos temas estudados puderam ser feitas, em forma de contribuições para a pesquisa em nível teórico. DRUCKER (1993, p.l41) menciona que o conhecimento é uma forte condição para a geração de riquezas. Portanto, se firmando neste princípio, o esclarecimento proporcionado aos gestores permitira a aquisição de conhecimentos que culminarão, por seu emprego adequado, no aumento das riquezas daqueles que assim o fizerem. Algumas propostas foram feitas pelo estudo, visando proporcionar contribuições em nível prático. Os estudos decorrentes sobre outros aspectos do marketing poderá levar os empresários a uma reflexão ainda mais profunda, talvez culminando com uma maior valorização de patrocínios e no marketing baseado em ações de cunho social-
Formato: dc.format88 f.-
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Palavras-chave: dc.subjectMarketing - Supermercados - Supermercados-
Título: dc.titleMarketing : despesa ou investimento?: um estudo de caso no setor de supermercados-
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