Aplicação dos objetivos de desenvolvimento sustentável paraescolas mais sustentáveis

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTetto, Alexandre França, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná-
Autor(es): dc.creatorBarboza, Gabriel Chaves, 1990--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:18:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:18:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-20-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58770-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58770-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Alexandre França Tetto-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Negócios Ambientais-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Escolas são instituições que promovem a educação e têm o potencial de dar ferramentas para que as futuras gerações possam trazer o desenvolvimento de uma sociedade melhor. Para isso, essas instituições deveriam ser reflexo do que elas pretendem ensinar aos seus estudantes e assim é fundamental que as escolas tenham um enfoque maior para a sustentabilidade. Contudo, aplicar certos conceitos na gestão prática das escolas pode se tornar algo difícil e que não pareça dar algum resultado tangível. Para que uma transformação voltada para a sustentabilidade aconteça de forma real, visível e tangível, este trabalho pretende mostrar diretrizes e ações que escolas possam utilizar, se baseando nos conceitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU na Agenda 2030. Os resultados mostraram que os ODS foram elaborados de forma a englobar mudanças globais, assim suas metas podem parecer muito ambiciosas e de difícil correlação para uma escola auxiliar no seu cumprimento. A partir da análise da literatura, observou-se que diversas publicações têm focado em traduzir os ODS em ações mais palpáveis, práticas e sugerindo diretrizes. Com isso, foi apresentado, de maneira mais detalhada, como escolas podem incluir os ODS tanto em suas formas de gestão quanto em ações com os estudantes, por meio de uma descrição sobre o ODS e tópicos contendo possibilidades de diretrizes e ações a serem tomadas. Por fim, verificou-se que os objetivos propostos pelo trabalho foram atingidos e que o guia elaborado pode servir de orientação para que as escolas busquem a implementação dos ODS e promovam o desenvolvimento sustentável.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento sustentável - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectONU-
Palavras-chave: dc.subjectGestão ambiental - Educação-
Título: dc.titleAplicação dos objetivos de desenvolvimento sustentável paraescolas mais sustentáveis-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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