Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Camargo, Hertez Wendel de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | - |
Autor(es): dc.creator | Amedji, Sonia Honorine | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:49:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:49:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/58756 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58756 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Hertez Wendel de Camargo. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Quando o homem primitivo dominou o fogo e descobriu que poderia cozinhar os alimentos a vida de toda a humanidade se transformou, pode-se dizer que a civilização sequer teria surgido sem o simples ato de cozinhar, dada a importância nutricional, biológica e simbólica que o alimento cozido possui. Ao mesmo tempo, o ser humano por sua própria natureza sempre teve a necessidade de comunicar-se. Esta necessidade fez nascer sistemas de escrita, livros e toda a forma de mídias, culminando na modernidade com as mídias impressas, televisivas e mais recentemente, as novas mídias online. A televisão, especialmente, é um mundo a parte, com sua característica de transmitir som e imagem, cria mundos fantásticos e fomenta sonhos, mas também move muito dinheiro. Assim, acabaram nascendo os reality shows culinários, quando as emissoras perceberam que a combinação de cozinhar ao mesmo tempo em que envolviam no processo pessoas comuns, não atores, mobilizava o público, que se identificava tanto com os alimentos quanto com as situações vivenciadas pelos participantes. Acima de tudo, parece claramente que a mídia televisiva tem fomentado uma nova mitologia moderna. O mito, especialmente nas culturas antigas, sempre foi fator de grande reverencia, pois explicava o mundo, a origem do homem e dos fenômenos naturais, e principalmente, apresentava os deuses a comunidade. As retraduções dos mitos embora não falem diretamente de divindades, acabam fomentando novos deuses e ídolos. Diante de tudo isso o presente trabalho trás como temática a construção do mito da jornada do herói nos reality shows culinários MasterChef Brasil e Top Chef França. a escolha do tema dá-se pela atualidade do mesmo e principalmente, pelo contexto que estes apresentam, onde os mitos antigos, esquecidos pela maioria das pessoas na atualidade, continuam a repercutir e influenciar a consciência coletiva humana, sem que o público perceba esta influência ou dê-se conta dos mecanismos psíquicos que a mídia emprega para conquistar a audiência e estimular o consumo. Tendo isso mente, o presente estudo possui os seguintes objetivos: evidenciar a relação entre mito e televisão a partir da análise comparativa entre os programas MasterChef Brasil e Top Chef França; analisar a jornada do herói nos programas MasterChef Brasil e Top Chef França (a partir do percurso da participação de um candidato de cada programa); estudar quais elementos do sistema mítico (formado por narrativa, ritual, totem, tempo e magia) estão presentes nos programas; e verificar como se estrutura a relação entre consumo, gastronomia, televisão e mitos nos programas. O método escolhido é a dedutiva feita a partir de revisão bibliográfica para uma análise comparativa dos dois progrmmas. Os resultados evidenciam que a jornada do herói pode ser traçada com clareza em ambos os programas, tendo como exemplo a trajetória individual de Michele Crispim, vencedora da quarta temporada do MasterChef Brasil e Jérémie Izarn, ganhador da oitava temporada do Top Chef França. | - |
Formato: dc.format | 84 p : il. color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital. | - |
Relação: dc.relation | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reality shows (Programas de televisão) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mito - Aspectos psicológicos | - |
Título: dc.title | Masterchef Brasil e Top Chef França : mito e gastronomia na televisão | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: