Masterchef Brasil e Top Chef França : mito e gastronomia na televisão

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Autor(es): dc.contributorCamargo, Hertez Wendel de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda-
Autor(es): dc.creatorAmedji, Sonia Honorine-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:49:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:49:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58756-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58756-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Hertez Wendel de Camargo.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionQuando o homem primitivo dominou o fogo e descobriu que poderia cozinhar os alimentos a vida de toda a humanidade se transformou, pode-se dizer que a civilização sequer teria surgido sem o simples ato de cozinhar, dada a importância nutricional, biológica e simbólica que o alimento cozido possui. Ao mesmo tempo, o ser humano por sua própria natureza sempre teve a necessidade de comunicar-se. Esta necessidade fez nascer sistemas de escrita, livros e toda a forma de mídias, culminando na modernidade com as mídias impressas, televisivas e mais recentemente, as novas mídias online. A televisão, especialmente, é um mundo a parte, com sua característica de transmitir som e imagem, cria mundos fantásticos e fomenta sonhos, mas também move muito dinheiro. Assim, acabaram nascendo os reality shows culinários, quando as emissoras perceberam que a combinação de cozinhar ao mesmo tempo em que envolviam no processo pessoas comuns, não atores, mobilizava o público, que se identificava tanto com os alimentos quanto com as situações vivenciadas pelos participantes. Acima de tudo, parece claramente que a mídia televisiva tem fomentado uma nova mitologia moderna. O mito, especialmente nas culturas antigas, sempre foi fator de grande reverencia, pois explicava o mundo, a origem do homem e dos fenômenos naturais, e principalmente, apresentava os deuses a comunidade. As retraduções dos mitos embora não falem diretamente de divindades, acabam fomentando novos deuses e ídolos. Diante de tudo isso o presente trabalho trás como temática a construção do mito da jornada do herói nos reality shows culinários MasterChef Brasil e Top Chef França. a escolha do tema dá-se pela atualidade do mesmo e principalmente, pelo contexto que estes apresentam, onde os mitos antigos, esquecidos pela maioria das pessoas na atualidade, continuam a repercutir e influenciar a consciência coletiva humana, sem que o público perceba esta influência ou dê-se conta dos mecanismos psíquicos que a mídia emprega para conquistar a audiência e estimular o consumo. Tendo isso mente, o presente estudo possui os seguintes objetivos: evidenciar a relação entre mito e televisão a partir da análise comparativa entre os programas MasterChef Brasil e Top Chef França; analisar a jornada do herói nos programas MasterChef Brasil e Top Chef França (a partir do percurso da participação de um candidato de cada programa); estudar quais elementos do sistema mítico (formado por narrativa, ritual, totem, tempo e magia) estão presentes nos programas; e verificar como se estrutura a relação entre consumo, gastronomia, televisão e mitos nos programas. O método escolhido é a dedutiva feita a partir de revisão bibliográfica para uma análise comparativa dos dois progrmmas. Os resultados evidenciam que a jornada do herói pode ser traçada com clareza em ambos os programas, tendo como exemplo a trajetória individual de Michele Crispim, vencedora da quarta temporada do MasterChef Brasil e Jérémie Izarn, ganhador da oitava temporada do Top Chef França.-
Formato: dc.format84 p : il. color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital.-
Relação: dc.relationExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader.-
Palavras-chave: dc.subjectReality shows (Programas de televisão)-
Palavras-chave: dc.subjectMito - Aspectos psicológicos-
Título: dc.titleMasterchef Brasil e Top Chef França : mito e gastronomia na televisão-
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