
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Andrade, Almir Carlos, 1959- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Mathieu, Andressa Pedro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:15:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:15:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/58702 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58702 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Almir Carlos Andrade | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo :A educação hegemônica encontra-se inclusa na perspectiva da crise da sociedade patriarcal e a consciência deste estado de crise abre espaço para o novo. A educação representa uma grande força política, pois ao proporcionar experiências no momento em que está em jogo a formação do caráter dos indivíduos, provoca marcas que irão contribuir para o engajamento, ou não, destes sujeitos para a evolução social. Tendo em vista estas inquietações propus a aplicação do projeto denominado ‘Caminhos da Autonomia’, para uma turma da rede pública do município de Curitiba, que incluísse novas perspectivas pedagógicas frente a construção do conhecimento. Com isso buscamos aproximar os objetos de estudo as realidades dos educandos, incluindo suas leituras de mundo, apontando reflexões críticas e estimulando a curiosidade e ação, com o objetivo de proporcionar experiências voltadas a autonomia do pensamento e ao protagonismo da ação dos educandos, a fim de contribuir para a construção da educação contra hegemônica. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo [45 p.]. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia - Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Construtivismo (Educação) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Patriarcado | - |
| Título: dc.title | Caminhos da autonomia | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: