Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cavallet, Susan Regina Raittz, 1955- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Pinto, Marcos Rogerio Silvestri Vaz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:10:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:10:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/58698 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58698 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof(a). MSc. Susan Regina Raittz Cavallet | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral., Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A proposta do projeto "Transformação Vivencial e os Caminhos para a Ressignificação Escolar" visa a contribuir para a melhoria da qualidade dos processos de gestão e de ensino-aprendizagem em duas unidades escolares de Arujá e abrangerá questões que envolvem relações interpessoais de toda a comunidade escolar e os processos pedagógicos. Por meio de debates, estudo em grupo, rodas de conversa, oficinas e outras atividades pedagógicas, pretende-se colaborar para a construção de um ambiente propício ao desenvolvimento de metodologias próprias para que se consiga soluções coletivas para os desafios enfrentados pelas unidades escolares.As habilidades de autoanálise, síntese e planejamento serão trabalhadas em todas as etapas do projeto que será desenvolvido com todos os educadores da unidade escolar e paralelamente com toda a comunidade. O projeto será desenvolvido baseado nos conceitos educacionais de renomados cientistas da área de educação e um dos eixos norteadores da proposta serão os cinco desejos fundamentais dos seres humanos, a saber: ser amado, elogiado reconhecido, útil e livre. O intuito aqui é aprender a reconhecer os indivíduos por suas potencialidades e não pelos seus deficits, isso não só para alunos e professores, mas também em relação à toda comunidade escolar. No decorrer do desenvolvimento de todas as atividades desse projeto foram se somando as experiências e as trocas ocorridas com nossos companheiros de ANE – Alternativas para uma Nova Educação – fundamentais para ampliar nossa visão de como poderíamos caminhar em diração aos objetivos estabelicidos e, mais além, essenciais para fortelecer o desejo de caminhar enfrentando os desafios apresentados durante todo o percurso. Nas rodas de conversa era possível identificar elementos que nos conectavam, avanços que eram possíveis de serem implementados e parcerías que poderíamos fazer com os amigos a fim de ampliar a dimensão de nosso trabalho e consequentemente melhorá-lo. Fazer visitas aos projetos desenvolvidos por outros colegas da ANE e recebê-las em nosso projeto foi fundamental para fortalecer vínculos e dar sustentação às ações desenvolvidas. Por fim, mesmo com a conclusão da pós-graduação o coletivo ANE continua atuando o que prova que o que foi ali construido durante os 18 meses de convivência permanece muito vivo, pois as trocas continuam, os laços de cooperação se fortalecem a cada momento e o sonho de construir uma educação que contribua para a edificação de uma sociedade mais justa, vai se constituindo cada vez mais real. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo [32 p.]. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educadores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Escolar | - |
Título: dc.title | Transformação vivencial e os caminhos para a ressignificação escolar | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: