
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cavallet, Valdo Jose, 1954- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Argenton, Patrícia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:49:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:49:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/58697 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58697 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Valdo José Cavallet | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo :Acreditando que o conhecimento também está fora dos muros da escola, propus aos alunos de 2o . e 3o . anos da Escola Municipal Prof. Erasmo Pilotto, situado no Bairro Alto, em Curitiba uma pesquisa de campo por algumas ruas do bairro. O estudo consistiu em sair nos arredores da escola para constatar se existiam brincadeiras tradicionais nos espaços públicos e identificar os locais sagrados do bairro, em conjunto com a professora de Ensino Religioso. Os estudantes observaram poucas crianças brincando pelas ruas, aproveitaram o trajeto para subir em árvores e balançar em um balanço de pneus, também reconheceram as igrejas e símbolos sacros. No retorno à escola, levantamos as informações coletadas e fizemos uma pequena análise. Em um outro momento, os pais das crianças do Ciclo I foram convidados para participar de uma roda de conversa sobre as brincadeiras tradicionais e a confecção de brinquedos com sucata. Os alunos do Ciclo II fizeram um mapa do brincar, marcando pontos propícios para brincadeiras. Além do entusiasmo provocado nos estudantes, as atividades promoveram uma reflexão sobre a falta de espaços públicos destinados ao público infantil. Percebi que além de mobilizar os estudantes lancei uma mudança na visão de aula sobre alguns colegas de profissão, que me procuraram para realizar essa proposta com outras turmas. Com muita esperança numa quebra de paradigmas, pretendo dar continuidade ao projeto, sempre aprofundando minha práxis. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (18 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Título: dc.title | Se essa rua fosse minha : integração de conhecimentos entre escola e comunidade | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: