A educação formal e não formal em busca da autonomia, protagonismo e construção de novos saberes

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Autor(es): dc.contributorSilva, Lenir Maristela, 1964--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Autor(es): dc.creatorSantos, Juciane Alves dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:05:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:05:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58695-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58695-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Profa. Dra. Lenir Maristela Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Minha pesquisa foi fundamentada e se deu através de observações e vivencias onde constatei que quem observa a paixão por aprender, que as crianças têm desde muito pequena, percebe que o modelo curricular tradicional de ensino educacional faz com que a escola acabe por sufocar essa vontade. Alguns anos venho trabalhando nessa linha de pensamento, tendo como objetivo focar na autonomia e protagonismo desses educandos na educação formal (como arte educadora dentro do contraturno escolar deste município) e na não formal (como coreografa voluntaria da fanfarra municipal de Matinhos). Verifiquei ao longo do meu trabalho enquanto educadora que a proposta de autonomia e protagonismo em centrar no aluno não significa dar carta branca para bagunça ou fazer por fazer, mas sim através do conhecimento do contexto que lhe é dado, orientar e direcionar em atividades que ressaltem sua autonomia sendo elas responsáveis por suas ações ou a falta dela. O protagonismo do educando deve estar centrado na eficiência do aprendizado. O estimulo à curiosidade instiga ao protagonismo. Tive plena certeza de que estava seguindo pelo caminho certo quando iniciei na ANE (Alternativas para uma nova educação) e percebi que não estava sozinha a nova educação só se dá no coletivo.-
Formato: dc.format1 arquivo (30 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectArte e educação-
Título: dc.titleA educação formal e não formal em busca da autonomia, protagonismo e construção de novos saberes-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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