Abordagem de metodologia participativa e identificação de problemáticas ambientais : um estudo sobre planejamento de projetos colaborativos locais (LECAMPO - UFPR LITORAL)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPadilha, Jean Carlos-
Autor(es): dc.contributorMacedo, Valeria de Cássia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão Ambiental-
Autor(es): dc.creatorRibeiro,Laura Mohtadi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:20:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:20:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58689-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58689-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Jean Carlos Padilha, M.Sc.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Gestão Ambiental-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A proposta do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LECAMPO – UFPR Litoral) é construída com base na realidade das comunidades tradicionais do Vale do Ribeira e Litoral Paranaense, visando instruir a autonomia e o comprometimento social dos sujeitos. Esses grupos identificados como sociedades tradicionais possuem peculiaridades culturais próprias e uma intrínseca relação de sustentabilidade com o ambiente, caracterizando-se pela dependência em relação aos recursos naturais com os quais constroem seu modo de vida e atividades de subsistência. Partindo dessa premissa, este trabalho teve como objetivo compreender a realidade social e ambiental dos acadêmicos do curso da LECAMPO, identificando as problemáticas socioambientais enfrentadas por eles na Universidade e nas comunidades tradicionais das quais fazem parte e, desenvolver um estudo sobre planejamento de projeto participativo. Para isso, utilizou–se de coleta de dados por meio de questionário socioambiental e tabulação das informações e, abordagem das ferramentas e dinâmicas propostas pela metodologia Dragon Dreaming. Através das técnicas utilizadas, foi possível; identificar as principais problemáticas socioambientais, que demonstraram a interação entre as restrições ambientais com a problemática da gestão de resíduos sólidos nas comunidades tradicionais, além da perda de identidade, cultura e outros conflitos; e a funcionalidade da metodologia Dragon Dreaming na construção de planejamento de projetos colaborativos, possibilitando a ação para futuras intervenções e também à compreensão, auxílio, reforço e bem estar dos educandos e de suas comunidades.-
Formato: dc.format54 p : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectResíduos sólidos - Gestão-
Palavras-chave: dc.subjectEducaçao do Campo-
Palavras-chave: dc.subjectProjetos - Metodologia-
Título: dc.titleAbordagem de metodologia participativa e identificação de problemáticas ambientais : um estudo sobre planejamento de projetos colaborativos locais (LECAMPO - UFPR LITORAL)-
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