Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Padilha, Jean Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor | Macedo, Valeria de Cássia | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão Ambiental | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro,Laura Mohtadi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:20:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:20:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/58689 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58689 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Jean Carlos Padilha, M.Sc. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Gestão Ambiental | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A proposta do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LECAMPO – UFPR Litoral) é construída com base na realidade das comunidades tradicionais do Vale do Ribeira e Litoral Paranaense, visando instruir a autonomia e o comprometimento social dos sujeitos. Esses grupos identificados como sociedades tradicionais possuem peculiaridades culturais próprias e uma intrínseca relação de sustentabilidade com o ambiente, caracterizando-se pela dependência em relação aos recursos naturais com os quais constroem seu modo de vida e atividades de subsistência. Partindo dessa premissa, este trabalho teve como objetivo compreender a realidade social e ambiental dos acadêmicos do curso da LECAMPO, identificando as problemáticas socioambientais enfrentadas por eles na Universidade e nas comunidades tradicionais das quais fazem parte e, desenvolver um estudo sobre planejamento de projeto participativo. Para isso, utilizou–se de coleta de dados por meio de questionário socioambiental e tabulação das informações e, abordagem das ferramentas e dinâmicas propostas pela metodologia Dragon Dreaming. Através das técnicas utilizadas, foi possível; identificar as principais problemáticas socioambientais, que demonstraram a interação entre as restrições ambientais com a problemática da gestão de resíduos sólidos nas comunidades tradicionais, além da perda de identidade, cultura e outros conflitos; e a funcionalidade da metodologia Dragon Dreaming na construção de planejamento de projetos colaborativos, possibilitando a ação para futuras intervenções e também à compreensão, auxílio, reforço e bem estar dos educandos e de suas comunidades. | - |
Formato: dc.format | 54 p : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resíduos sólidos - Gestão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educaçao do Campo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projetos - Metodologia | - |
Título: dc.title | Abordagem de metodologia participativa e identificação de problemáticas ambientais : um estudo sobre planejamento de projetos colaborativos locais (LECAMPO - UFPR LITORAL) | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: