Educação integral em tempo integral : desafios para a organização do trabalho pedagógico

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Autor(es): dc.contributorGuérios, Ettiène Cordeiro-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorReis, Ana Cristina Figueiredo dos, 1969--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:06:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:06:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58632-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58632-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Ettiène Cordeiro Guérios-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 16/10/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.158-166-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente dissertação foi planejada e estruturada a partir das constantes reflexões teóricas realizadas pela pesquisadora no campo da educação como processo amplo de formação e objeto de estudo específico da pedagogia. Caracteriza-se por um estudo de abordagem qualitativa e utilizou como instrumentos de coleta de dados, análise documental, observação e entrevistas individuais semiestruturadas. Apresenta como questão de investigação: como se configura a prática da articuladora pedagógica que atua na gestão das escolas que ofertam a educação em tempo integral? Foi desenvolvida na Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba que, no ano de 2018 conta com 182 escolas municipais, das quais 92 ofertam o tempo integral. Nesse panorama, o universo da pesquisa abrangeu 10 unidades participantes, dentre elas: 5 Centros de Educação Integral / CEIs (escolas municipais que ofertam o atendimento em tempo integral em seu próprio espaço físico) e 5 Unidades de Educação Integral / UEIs (o tempo integral é ofertado em espaços físicos externos, vinculados administrativa e pedagogicamente a uma escola municipal). O marco teórico foi delimitado a partir de referenciais sobre concepção de educação e formação humana; educação integral e educação em tempo integral, abordando a trajetória dessa oferta no Município de Curitiba; a categoria tempo; a organização do trabalho pedagógico na escola e as especificidades encontradas na jornada escolar ampliada; e por fim, a temática da formação inserida na perspectiva do desenvolvimento pessoal e profissional. Pela análise dos dados vislumbramos contribuições na prática da articuladora pedagógica na gestão das escolas de tempo integral da RME de Curitiba, tanto para a organização da rotina e do cotidiano escolar, como no acompanhamento aos docentes, principalmente no que se refere à constituição e ao fortalecimento da prática profissional. Palavras-chave: Organização do Trabalho Pedagógico. Formação. Educação Integral. Educação em Tempo Integral.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present dissertation was planned and designed based on the frequent theoretical thinking done by the researcher in the field of education as a wide process of formation of pedagogy object of study. It is characterized by a study of qualitative approach and used as instruments data collecting, documental analysis, observation and individual semi-structured interviews. It shows as investigation question: how to configure the pedagogical articulator practice who acts in the management of integral education schools? It was carried out in the Curitiba city chain of schools (RME) which, in the year of 2018, has 182 schools. Among them, 92 offer integral education. In that scenery, the universe of the research ranged 10 participating units, among them: 5 Integral Education Centers / CEIs (municipal schools that offer fulltime care in their own space) and 5 Integral Education Units / UEIs (the full time is offered in external spaces, administratively and pedagogically linked to a municipal school). The theoretical landmark was established from human formation and education conception references; integral education and full-time education, addressing the history of this offer in the City of Curitiba; the time category; the organization of the pedagogical work in the school and the peculiarities found in the extended school hours; and finally the issue of qualification in the scope of personal and professional development. Based on the analysis of the data we detected contributions in the practice of the pedagogical articulator for the management of fulltime education schools of Curitiba RME either for the organization of the school routine and everyday situations or the teachers' follow-up, mainly in relation to the constitution and reinforcement of professional practice. Key-words: Pedagogical Work Organization. Configuration. Integral Education. Fulltime Education.-
Formato: dc.format174 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação integral-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Organização e administração-
Título: dc.titleEducação integral em tempo integral : desafios para a organização do trabalho pedagógico-
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