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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Odisséa Boaventura de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Rozângela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:37:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:37:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/58620 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58620 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Odisséa Boaventura de Oliveira | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 30/08/2018 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p.119-124 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa trata de uma proposta de formação continuada sobre Alfabetização Científica e Ensino de Ciências por Investigação, realizada em uma Escola Municipal de Curitiba com 6 professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental que não apresentavam formação específica em Ciências. Tem como objetivo geral analisar as contribuições dessa experiência formativa. Para tanto foram realizadas análises do Documento Curricular de Ciências do município de Curitiba; dos diários produzidos pelas professoras nas reuniões de estudos; das sequências didáticas desenvolvidas e aplicadas nas salas de aula de 3º e 4º anos. O referencial teórico que embasa o trabalho são autores da área que advogam a favor da "alfabetizacao cientifica" como Lorenzetti (2000), Sasseron (2015); do "ensino de por investigacao" como Carvalho (2013), Sasseron e Carvalho (2010); da "formação continuada" como Candau (1996), Nóvoa (1995; 2009) e na noção de "sentido" da Análise de Discurso (ORLANDI, 2005; 1998). Defende-se o ensino de ciências por investigação como um caminho interessante para se chegar à alfabetização cientifica, pois para construir conhecimento é necessário levar o aluno a formular questões, identificar e investigar problemas, propor hipótese, elaborar argumentos e explicações. A alfabetização científica é considerada atualmente a finalidade do ensino de ciências, uma vez que se faz imprescindível a formação de sujeitos que compreendam os conceitos científicos de modo a contribuir para o entendimento, a discussão e a intervenção neste mundo em constante evolução científica e tecnológica. O enfoque da pesquisa foi na intervenção pedagógica (DAMIANI ET AL, 2013), que tem por finalidade contribuir para a solução de problemas práticos, ou seja, esperava-se que a participação das professoras nas reuniões de estudo, impactasse suas práticas no intuito de promover melhorias no campo educacional. Os resultados apontam alguns sentidos por elas manifestados como: ampliação de conhecimentos, processo, ação, complementação, mudança da prática, autonomia, novas aprendizagens, inovação, problematização, comparação, aplicação, aceitação, modificação, busca por participação do aluno e mudança na prática docente. Conclui-se que a formação continuada na escola realizada entre os pares foi um caminho interessante para promover algumas mudanças e percepções nas professoras participantes. Palavras-chave: Formação Continuada. Ensino de Ciências. Alfabetização Cientifica. Ensino de Ciências por Investigação. Análise de Discurso | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present research deals with a proposal of continuous training on Scientific Literacy and Teaching of Sciences by Investigation, carried out in a Municipal School of Curitiba with 6 teachers of the initial years of Elementary Education who did not present specific formation in Sciences. Its general objective is to analyze the contributions of this formative experience. For that purpose, the Curricular Document of Science of the city of Curitiba was analyzed; of the diaries produced by the teachers in the study meetings; of didactic sequences developed and applied with children in classrooms of 3rd and 4th years. The theoretical reference that bases the work are authors of the area that advocate in favor of "scientific literacy" as Lorenzetti (2000), Sasseron (2015); of "research teaching" such as Carvalho (2013), Sasseron and Carvalho (2010); of "continuous training" as Candau (1996), Nóvoa (1995, 2009) and the notion of "meaning" of Discourse Analysis (ORLANDI, 2005). The teaching of science by research is advocated as an interesting way to reach scientific literacy, because to build knowledge it is necessary to lead the student to formulate questions, identify and investigate problems, propose hypotheses, elaborate arguments and explanations. Scientific literacy is currently considered the purpose of science education, since it is essential to train subjects who understand scientific concepts in order to contribute to understanding, discussion and intervention in this world in constant scientific and technological evolution. The focus of the research was on pedagogical intervention (DAMIANI ET AL, 2013), whose purpose is to contribute to the solution of practical problems, and, it was expected that the participation of the teachers in the study meetings, would impact their practices in order to promote improvements in the educational way. The results indicate the manifestation of some meanings for the teachers, like: knowledge expansion, process, action, complementation, change of practice, autonomy, new learning, innovation, problematization, comparison, application, acceptance, modification, search for student participation and change in teaching practice. The conclusion is that the continuous formation in the school performed among the peers was an interesting way to promote some changes and perceptions in the participating teachers. Keywords: Continuing Education. Science teaching. Scientific Literacy. Science Teaching by Research. Discourse Analysis. | - |
Formato: dc.format | 178 p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciencias - Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Uma experiência formativa com professores de ciências dos anos iniciais : foco na alfabetização científica e ensino de ciências por investigação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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