Educação prioritária e superação de desigualdades educacionais em Curitiba : problematização dos efeitos iniciais do Projeto Equidade articulado ao Programa Bolsa Família

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGouveia, Andréa Barbosa, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorSouza, Tirzá Ben-Hur de Almeida de, 1970--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:14:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:14:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58619-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58619-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Andréa Barbosa Gouveia-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/03/2017-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.174-182-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa, cujo objeto foi o encontro do Projeto Equidade na Educação (PEE) e do Programa Bolsa Família (PBF), teve como objetivo analisar o PEE, verificando se e como essa política pública em implantação na RME-Curitiba entre 2015-2016 contribuiu, juntamente com o PBF, para reduzir a desigualdade educacional nessa rede, aumentando a proficiência e reduzindo as taxas de evasão e retenção de estudantes pobres e muito pobres. Teve como aporte teórico-metodológico literatura sobre avaliação de políticas públicas e pobreza, miséria, justiça simples e complexa, escola justa e eficaz, educação prioritária. O esquema utilizado para avaliação e seu aporte teórico-metodológico baseiam-se em literatura de avaliação de políticas públicas (SECCHI (2008, 2009, 2010; BELLONI, MAGALHÃES E SOUSA, 2007). Para análise dos dados, empregaram-se ainda as categorias teóricas pobreza e miséria (BARROS, CARVALHO e FRANCO, 2006; LOUREIRO et al., 2010; JANUZZI et al. 2014), justiça simples e justiça complexa (WALZER, 2003), escola justa e eficaz (CRAHAY, 2000, 2007, 2013; DUBET, 2008, 2011) e políticas de educação prioritária (SOARES, 2010; ROLO, 2011; CHRISTÓVÃO e BRANCO, 2014; ROCHEX, 2011; CHRISTOVÃO e BRANCO, 2014; CANÁRIO, 2001; LOPES, 2011). Tais categorias foram escolhidas por ajudarem a explicar a escolha de políticas educacionais e mesmo sua forma de construção a depender do projeto de sociedade e de Estado que esteja em jogo. Para isso, analisaram-se dados quantitativos e qualitativos por meio de procedimentos metodológicos como estudo bibliográfico, análise documental e entrevistas. Ao final, o estudo evidenciou que políticas de educação prioritária como o PEE têm potencial para reduzir a desigualdade educacional desde que coadunadas a políticas de combate à desigualdade social. Palavras-chave: Educação. Pobreza. Desigualdade Educacional. Políticas Educacionais. Programa Bolsa Família. Projeto Equidade na Educação.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research, whose objective was the meeting of the Equidade na Educação Project (PEE) and the Bolsa Família Program (PBF), aimed to analyze the PEE, verifying if and how this public policy in implementation in RME-Curitiba between 2015-2016 contributed, together with the PBF, to reduce educational inequality in this network by increasing proficiency and reducing the rates of dropout and retention of poor and very poor students. It had as theoretical-methodological contribution literature on evaluation of public policies and poverty, misery, simple and complex justice, fair and effective school, priority education. The framework used for evaluation and its theoreticalmethodological contribution are based on public policy evaluation literature (SECCHI (2008, 2009, 2010, BELLONI, MAGALHÃES and SOUSA, 2007). (WALZER, 2003), a fair and effective school (CRAHAY, 2000, 2007, 2013), a theory of poverty and misery (BARROS, CARVALHO and FRANCO, 2006, LOUREIRO et al., 2010, JANUZZI et al. , DUBET, 2008, 2011) and priority education policies (SOARES, 2010, ROLO, 2011, CHRISTÓVÃO and BRANCO, 2014, ROCHEX, 2011, CHRISTOVÃO and BRANCO, 2014, CANÁRIO, 2001 and LOPES, 2011). for helping to explain the choice of educational policies and even their form of construction depending on the project of society and state that is at stake.For this, quantitative and qualitative data were analyzed through methodological procedures such as bibliographic study, documentary analysisand interviews. In the end, the study showed that priority education policies such as PEE have the potential to reduce educational inequality since they are compatible with policies to combat social inequality. Keywords: Education. Poverty. Educational Inequality. Educational Policy. Bolsa Família Program. Equidade na Educação Project.-
Formato: dc.format182 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Politicas publicas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Bolsa Família (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectPobreza-
Palavras-chave: dc.subjectIgualdade na educação-
Título: dc.titleEducação prioritária e superação de desigualdades educacionais em Curitiba : problematização dos efeitos iniciais do Projeto Equidade articulado ao Programa Bolsa Família-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.