Memórias do sagrado : práticas tradicionais de cura na comunidade rural Rio Verde - Guaraqueçaba/PR

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Autor(es): dc.contributorHorochovski, Marisete Teresinha Hoffmann-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável-
Autor(es): dc.creatorEsteves, Natália dos Santos, 1987--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:31:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:31:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58618-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58618-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Marisete Teresinha Hoffmann-Horochovski-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável. Defesa : Matinhos, 27/03/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.108-113-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho apresenta um estudo a respeito das práticas tradicionais de cura (rezas, benzimentos e garrafadas) que são realizadas na comunidade rural Rio Verde, município de Guaraqueçaba, litoral do Paraná. Seu objetivo é resgatar e registrar essas práticas tradicionais, atreladas ao catolicismo popular, observando quem participa de seus rituais e se/como essas atividades se relacionam com as políticas públicas. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, sendo que a pesquisa de campo ocorreu no período de março a junho de 2017, por meio de uma aproximação etnográfica. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: observação participante com visitas frequentes à comunidade e participação nos rituais; registro em caderno de campo; fotografia e entrevistas em profundidade com quinze moradores, sendo cinco agentes que realizam as práticas tradicionais de cura e dez moradores que participam e/ou utilizam das mesmas para curar seus males do corpo e da alma. Nos resultados obtidos evidenciou-se que a participação das pessoas nos rituais de cura, bem como a crença no agente e nos instrumentos por ele utilizados, atuam significativa e simbolicamente no processo de cura. A presença da legislação ambiental com diversas regulamentações e a inserção de outras vertentes religiosas, notadamente evangélicas, foram significativas nas transformações ocorridas ao longo dos anos na região, implicando diretamente sobre os modos de vida da população e concomitantemente suas práticas de cura. Não obstante, essas práticas ainda permanecem na vida comunitária, especialmente o feitio da garrafada do amargoso. Na conclusão, aponta-se a conservação desses elementos tradicionais pela comunidade como um reforço à sociabilidade grupal, sendo a característica social mais presente do que a própria religiosidade. Essas atividades fortalecem as relações sociais, os vínculos familiares e os laços comunitários, representando modos de vida que estão associados ao uso sustentável da natureza, expressando formas de pertencimento territorial da população com o local. Palavras-chave: Práticas tradicionais de cura. Memória. Catolicismo popular. Comunidade tradicional.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The presente work presentes a study about the traditional practices of healing (rezas, benzimentos e garrafadas) that are carried out in the rural community Rio Verde, municipality of Guaraqueçaba, Paraná coast. Its purpose is to rescue and list these traditional practices, linked to popular Catholicism, observing who participates in their rituals and how these activities relate to public policies. The methodology used was qualitative, in the period form March to June 2017, through na ethnographic approach. As instruments of data collection were used: participant observation with frequente visits to the comumnity and participation in the rituals, notes in the notebook, photography and interview with fifteen residentes, five agentes who performed traditional prctices and tem residentes who participated or used of same cures to heal your body and soul. In the obtained results it was evidenced that the participation of the people in the curing rituals, as well as the belief in the agente and the instruments used, act significantly and symbolically in the healing process. The presence of environmental legislation with various regulations and the insertion of other religious aspects, especially evangelicals, were significant in the transformation that occurred throughout the years in the place, impluing directly on the ways life of population and concomitantly their healing practices. However, these practices still remain in community life, especially the shape of the "garrafada do amargoso". In the conclusion, we observe the conservation of these traditional elements by the community reinforcing the group sociality, being the social caracteristic more presente than the religiosity itself. These activities strengthen social relations, family and community ties, representing the life associated with nature, and expressing forms of territorial residence os the population to the place. Key-woks: Traitional healing practices. Memory. Popular Catholicism. Traditional Community.-
Formato: dc.format123 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMedicina popular-
Palavras-chave: dc.subjectCurandeiros - Guaraqueçaba (PR)-
Título: dc.titleMemórias do sagrado : práticas tradicionais de cura na comunidade rural Rio Verde - Guaraqueçaba/PR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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