Política de Ciência e Tecnologia em um contexto de desenvolvimento local : análise a partir da atuação do Laboratório Móvel de Educação Científica

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Autor(es): dc.contributorSilva, Luiz Everson da-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Adriana Lucinda de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Priscilla Telles de, 1988--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:00:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:00:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58598-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58598-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Luiz Everson da Silva-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Profa.Dra. Adriana Lucinda de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável. Defesa : Matinhos, 27/03/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.125-133-
Descrição: dc.descriptionResumo: Nas ultimas décadas, o debate sobre divulgação e popularização da ciência ganha cada vez mais espaço devido aos avanços tecnológicos e a crescente interação entre Ciência e Tecnologia (C&T). Nesse contexto, a comunicação cientifica torna-se determinante para o desenvolvimento econômico e social dos países, desta forma a necessidade de informar o publico sobre o fazer cientifico e seus impactos positivos e/ou negativos são fundamentais para a discussão de temáticas direcionadas a proteção ambiental e desenvolvimento sustentável. Tendo a universidade um papel fundamental nesse processo, a UFPR- Setor Litoral tem-se ocupado com o crescimento sustentável do litoral paranaense direcionando suas atividades ao ensino, pesquisa e extensão conectadas com o estudo das riquezas e biodiversidade desta região, nesse sentido, tem desenvolvido desde 2006 atividades especificas voltadas para a divulgação cientifica em um trabalho conjunto com professores e estudantes das escolas publicas da região a partir do programa Laboratório Móvel de Educação Cientifica (LabMovel). Diante do exposto a questão norteadora da pesquisa aqui apresentada e a seguinte: Os materiais de divulgação e popularização da ciência produzidos pelo Laboratório Móvel de Educação Cientifica (LabMovel) e as ações desenvolvidas pelo programa no território contribuem para o desenvolvimento da região? Nesta perspectiva, para responder o questionamento a presente pesquisa propõe como objetivo geral: Analisar as politicas publicas de C&T voltadas a divulgação e popularização cientifica no contexto da região litorânea paranaense tendo como norte a atuação do programa Laboratório Móvel de Educação Cientifica (LabMovel) da Universidade Federal do Paraná (UFPR-LITORAL) as ações, os materiais produzidos e suas contribuições para o desenvolvimento local. A presente pesquisa fundamenta-se no processo de investigação a partir da perspectiva qualitativa. O percurso metodológico se definiu a partir de estudo bibliográfico para sustentação teórica das reflexões contidas na pesquisa. Foi realizado um levantamento documental sobre os editais e chamadas publicas voltadas a divulgação e popularização da ciência com o objetivo de verificar o acesso da Universidade, mais especificamente do Setor Litoral, aos editais lançados nacionalmente e a perspectiva de comunicação publica da ciência presente nesses editais. Em um segundo momento, foram selecionados sujeitos/membros envolvidos com o Laboratório Móvel de Educação Cientifica (LabMovel) para a discussão de questões pertinentes sobre popularização e divulgação da ciência além da sistematização dos materiais e ações produzidos pelo Labmovel no território local. A coleta de dados bem como as reflexões contidas nas analises realizadas mostram que desde sua implementação (2006) ate o ano de (2018) o Laboratório tem realizado um trabalho árduo na região do litoral paranaense, possibilitando a relação dialógica entre a instituição e os sujeitos, parceria entre universidade escola, materiais didáticos que trazem a ludicidade articulados com a realidade local, o trabalho com a educação básica e a fuga do padrão da sala de aula contribuindo para o desenvolvimento da região. Palavras-chave: Politicas de C&T. Divulgação e Popularização da Ciência. Desenvolvimento local.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: In the last decades, the discussion about the disclosure and popularization of Science has gained increasingly space due the technological advances and to the interaction between Science and Technology (S&T). In this context, the scientific communication becomes a determinant point to the countries' economic and social development, thus the need to inform the public about doing Science and its positives or negatives impacts are essential to the discussion of themes regarding environmental protection and sustainably development. The university has been playing a fundamental role in this process. The UFPR-Coastal Sector has been involved with the sustainably growth of Parana's coastal, driving its efforts toward the instruction, research and extension projects connected with the study of the wealth and biodiversity of this region. As a result, it has developed since 2006 specific activities with the intent of scientific dissemination linking the work of teachers and students of public schools of the region from the "Mobile Laboratory of Scientific Education" program (LabMovel). As a result, the guiding question of the research presented here is the following: Does the Science's disclosure and popularization materials and the actions developed by the "Mobile Laboratory of Scientific Education" (LabMovel) in the area contribute to the region development? In this perspective, in order to answer this question, the general aim of this research is: Analyze the public policies of S&T targeted to the scientific disclosure and popularization in the context of Parana's littoral zone, considering the actions, produced material and the contributions to the local development of the "Mobile Laboratory of Scientific Education" (LabMovel) program of the Federal University of Parana (UFPR-LITORAL). This research is based in the investigation process from the qualitative perspective. The methodological course was defined from bibliographic study for theoretical support of the reflections enclosed in the research. It was carried out a documental survey about public notices and calls targeted to the science disclosure and popularization with the aim of verify the University access, more specifically of the Coastal Sector, to the notices launched nationally and the perspective of public communication of science included in these notices. Secondly, it was selected individuals/members enrolled with the "Mobile Laboratory of Scientific Education" (LabMovel) for discussion of questions related to the science popularization and disclosure, beyond the systematization of the materials and actions produced by Labmovel in the local territory. The data collection, as well as the reflections enclosed in the analyses performed, show that since its introduction (2006) to the year of 2018, the Laboratory has been performed a hard work in the coastal region of Parana, enabling the dialogue between the institution and the individuals, partnership between university-school, instructive materials that bring the playfulness according to the local reality, the work with basic education and escape from the classroom standard contributing to the region development. Keywords: S&T Policies. Science disclosure and popularization. Local Development.-
Formato: dc.format142 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDivulgação científica-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Laboratório Móvel de Educação Científica-
Título: dc.titlePolítica de Ciência e Tecnologia em um contexto de desenvolvimento local : análise a partir da atuação do Laboratório Móvel de Educação Científica-
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