Efeito das áreas verdes na atenuação do ruído de tráfego de vias urbanas de Curitiba - Paraná

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBatista, Daniela Biondi, 1956--
Autor(es): dc.contributorBatista, Antonio Carlos, 1956--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Jefferson Dias de, 1993--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:29:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:29:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-24-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58592-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58592-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Daniela Biondi Batista-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Antonio Carlos Batista-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal. Defesa : Curitiba, 20/03/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.72-83-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Conservação da Natureza-
Descrição: dc.descriptionResumo: A poluição do ambiente está se tornando cada vez mais severa e generalizada devido ao crescimento da população, urbanização e industrialização das cidades. Grande parte das populações urbanas é vulnerável a problemas de saúde devido ao ruído. O ruído tem um impacto negativo na qualidade de vida das cidades causado principalmente pelo sistema de transporte denso. Mesmo sabendo que a arborização pode trazer diminuição da poluição sonora e, por consequência, a melhoria da qualidade de vida da população, existe pouca pesquisa sobre este assunto no Brasil. O objetivo deste trabalho foi adaptar e testar uma metodologia para avaliar a influência das áreas verdes na atenuação de ruído do tráfego de vias urbanas de Curitiba - Paraná. A pesquisa foi realizada em dois parques de Curitiba (Jardim Botânico e Parque São Lourenço), nas estações de verão e inverno. Utilizando-se dois decibelímetros, modelo DEC-470, em cada local de coleta foram realizadas medições simultâneas, uma na fonte do ruído à margem da avenida e outras em diferentes distâncias a partir da fonte do ruído, com 3 repetições (5 minutos de coleta e 30 segundos de intervalo). Cada local de pesquisa foi caracterizado fisicamente, coletando-se informações da vegetação, recobrimento do solo, desnível do terreno, caracterização e composição do tráfego de veículos e caracterização das condições meteorológicas. Todos os procedimentos foram realizados nas áreas verdes na estação do verão e repetidos no inverno. Os resultados mostraram que o local com menor quantidade de vegetação foi o que menos bloqueou o ruído (8,5 dBeq no verão e 7,6 dBeq no inverno), enquanto o local com maior quantidade de vegetação apresentou os maiores valores de atenuação (12 dBeq no verão e 11,9 dBeq no inverno). Apesar de haver diferença nos valores médios do bloqueio do ruído entre verão e inverno, não houve diferença estatística significativa, mesmo para as distâncias com presença de árvores caducifólias e semi-caducifólias. A avaliação da relação da cobertura do solo com a amenização da propagação do ruído sonoro mostrou resultados expressivos, principalmente quando a cobertura do solo era composta por regeneração, a qual obteve alta resposta na redução do ruído. A composição do fluxo de veículos mostrou influência na quantidade de decibéis equivalentes atenuados, onde a maior quantidade de veículos pesados ocasionou na menor quantidade de ruído atenuado. Também foi possível observar que a composição do tráfego de veículos intensificou os valores máximos do ruído na borda da área de estudo. Ao longo de cada transecto estudado, os valores de atenuação do ruído foram maiores na medida que a distância da fonte do ruído aumentava. Assim, identificou-se que as distâncias com maiores capacidades de atenuação do ruído foram entre 40 a 60 metros, e as piores nas distâncias de 5 e 10 metros. Quanto as condições meteorológicas, a direção e a velocidade constante do vento foram os principais fatores influenciadores na propagação do ruído. Conclui-se que a vegetação presente nas áreas verdes estudadas proporcionou um isolamento acústico expressivo, o que realça importância de áreas verdes com faixas de vegetação próximas às vias de intenso fluxo de veículos. Palavras-chave: Conforto acústico. Floresta urbana. Poluição sonora.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Environmental pollution is becoming increasingly severe and pervasive due to population growth, urbanization and the industrialization of cities. Most urban populations are vulnerable to health problems due to noise, which has a major negative impact on the quality of life of cities caused mainly by the dense transport system. Even though the urban forest can reduce noise pollution and consequently improve the quality of life of the population, there is limited research on this subject in Brazil. The aim of this study was to adapt and test a methodology to evaluate the influence of the green areas on the noise attenuation of urban road traffic in Curitiba - Paraná. The research was carried out in two parks of Curitiba - Paraná (Jardim Botânico and Parque São Lourenço), in the summer and winter seasons. Using two decibelmeters, model DEC-470, simultaneous measurements were taken at each sampling site, one at the source of the noise at the edge of the avenue and others at different distances from the noise source, with 3 repetitions (5 minutes of data collection, and 30 seconds of pause). Each research site was physically characterized, collecting vegetation information, soil cover, terrain unevenness, characterization and composition of vehicle traffic and characterization of the meteorological conditions. All procedures were performed in green areas in the summer season and repeated in winter. The results showed that the site with the least amount of vegetation had the least noise (8.5 dBeq in the summer and 7.6 dBeq in winter), while the site with the highest amount of vegetation had the highest attenuation values (12 dBeq in summer and 11.9 dBeq in winter). Although there was a difference in mean noise blocking values between summer and winter, there was no statistically significant difference, even for distances with presence of deciduous and semi-deciduous trees. Evaluation of the relation of the soil with the mitigation of the noise propagation showed significant results mainly when the soil cover was composed by regeneration, which obtained a high noise reduction response. The composition of the vehicle flow showed an influence on the number of attenuated equivalent decibels, where the greater number of heavy vehicles caused less attenuated noise. It was also possible to observe that the vehicle traffic composition intensified the maximum noise values at the edge of the study area. Throughout each transect studied, the noise attenuation values were higher as the noise source distance increased. Thus, it was identified that the distances with the greatest capacities of noise attenuation were between 40 and 60 meters, and the worst distances of 5 and 10 meters. Regarding the meteorological conditions, the direction and the constant velocity of the wind, were the main influencing factors. It is concluded that the vegetation present in the green areas studied provided an expressive sound attenuation, which highlights the importance of green areas with vegetation bands close to the intense vehicular flow pathways. Keywords: Acoustic comfort. Urban forest. Noise pollution.-
Formato: dc.format89 p. : il. (algumas color.), tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectFlorestas urbanas - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos Florestais e Engenharia Florestal-
Palavras-chave: dc.subjectArborização das cidades - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectParques - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectPoluição sonora-
Palavras-chave: dc.subjectRuido urbano-
Título: dc.titleEfeito das áreas verdes na atenuação do ruído de tráfego de vias urbanas de Curitiba - Paraná-
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