Documento eletrônico : possíveis usos na PMPR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Márcio Sérgio Batista Silveira de-
Autor(es): dc.contributorSouza, Loemir Mattos de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Planejamento e Controle da Segurança Pública-
Autor(es): dc.creatorLima, Robson Claudio Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T22:59:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T22:59:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2005-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58583-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58583-
Descrição: dc.descriptionOrientadores: Marcio Sergio B.S.de Oliveira; Loemir Mattos de Souza-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Planejamento e Controle em Segurança Pública-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho monográfico analisa a possibilidade de uso de documentos eletrônicos na Polícia Militar do Paraná, preocupando-se com aspectos de segurança, confiabilidade e legalidade. O uso de documentação eletrônica extrapola o entendimento corporativo, exigindo compreensão técnica e jurídica acerca do tema, vindo o presente trabalho a apresentar aspectos conceituais, doutrinários e legais sobre o assunto. Por tratar sabre segurança e documento eletrônico faz-se necessária o entendimento de conceitos sabre Gerenciamento Eletrônico de Documentos, Certificação Digital, Assinatura Eletrônica ou Digital, Tempestividade Digital, entre outros que, por extensão, merecem estudo e assimilação. Pensando em avanços tecnológicos, não pode a Polícia Militar do Paraná buscar soluções isoladas para o cumprimento constitucional de sua missão, basicamente a preservação da Ordem Pública. No conceito doutrinário de Defesa Social, vários órgãos buscam a proteção e o socorro públicos, através de prevenção, ou supressão de ilícitos penais ou infrações administrativas. A troca de informações entre esses órgãos e abordada neste trabalho procurando-se demonstrar a visibilidade para que isso ocorra em meio digital, observando-se os aspectos legais que regulamentam o assunto. Este trabalho não pretende apontar a solução de mercado para a gerência eletrônica de documentos na PMPR, traz uma visão teórica do assunto, procurando demonstrar para a Corporação a ideia de que um sistema estanque não permitirá o domínio da informação. Soluções combinadas com outros órgãos necessitam análise e estudos aprofundados para a viabilização da atividade fim da PMPR nos moldes que a sociedade paranaense espera. Estas soluções devem agilizar o trâmite de documentos, facilitar o acesso a informação, estabelecer ferramentas em níveis gerenciais e táticos que, uma vez alimentada pelo nível operacional, reverta esta informação sob a forma de planejamento efiiciente, diminuindo esforços e otimizando meios para a execução da atividade finalística da PMPR. A gestão documental deve ir ao encontro as necessidades dos demais órgãos afetos ao ciclo de defesa social, possibilitando o intercâmbio de documentos alcançando a eficiência administrativa e, como consequência, resultando em atividades céleres, desburocratizadas e eficientes-
Formato: dc.format72 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentos - Policia militar - Policia militar-
Palavras-chave: dc.subjectPolicia militar - Gerenciamento da Informaçao - Gerenciamento da Informaçao-
Título: dc.titleDocumento eletrônico : possíveis usos na PMPR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.