Formação de educadores ambientais na universidade : diálogo entre saberes e práticas ambientais sócio-educativas, um estudo de caso em uma universidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKnechtel, Maria do Rosário, 1930--
Autor(es): dc.contributorFloriani, Dimas, 1949--
Autor(es): dc.contributorLima, José Edmilson de Souza-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento-
Autor(es): dc.creatorSilva, Guilherme Leonardo Freitas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:11:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:11:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58574-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58574-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª.Drª. Maria do Rosário Knechtel-
Descrição: dc.descriptionCoorientadores: Prof. Dr. Dimas Floriani, Prof. Dr. José Edmilson de Souza Lima-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Pro-Reitoria de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Defesa : Curitiba, 27/08/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.162-177-
Descrição: dc.descriptionResumo: Essa pesquisa aborda um processo educativo voltado à formação de profissionais para atuar no campo da Educação Ambiental. Visou identificar como está instituída a formação do educador ambiental nos cursos de licenciatura promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Buscou-se, ainda, analisar as concepções epistemológicas e metodológicas ambientais que norteiam a proposta político-pedagógica dos cursos de graduação da IES e interpretar as possibilidades do processo educativo contribuir para a emergência de uma práxis pedagógica de educação ambiental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a partir do estudo de caso; foram utilizados os materiais documentais sobre os cursos (projeto pedagógico de curso, ementas, currículo); foram aplicados questionários e entrevistas com docentes e discentes como fontes de dados. A análise dos resultados permite identificar como a proposta político-pedagógica foi estruturada e como poderá oferecer subsídios para institucionalização da educação ambiental nos cursos de licenciatura da IES. A reconstrução dos eixos de ensino, pesquisa e extensão, bem como da práxis e intervenção dos educadores socioambientais no espaço da Universidade, poderá contribuir para a formação de educadores socioambientais criativos no desenvolvimento do processo de ensinoaprendizagem, nas práticas na escola e na comunidade. Espera-se contribuir com alguns pontos centrais que venham preencher a necessidade de institucionalização da educação ambiental na IES. Palavras-chave: Educação Ambiental. Saberes ambientais. Universidade. Ensino. Formação de educadores. Sustentabilidade.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research addresses an educational process aimed at training professionals to work in the field of Environmental Education. It aimed to identify how the formation of the environmental educator in the undergraduate courses promoted by the State University of Ponta Grossa (UEPG) was established. It was also sought to analyze the epistemological and methodological environmental conceptions that guide the political-pedagogical proposal of undergraduate courses of IES and to interpret the possibilities of the educational process to contribute to the emergence of a pedagogical praxis of environmental education. This is a qualitative research, based on the case study; the documentary materials about the courses were used (pedagogical project of course, menus, curriculum); questionnaires and interviews with teachers and students were applied as data sources. The analysis of the results allows to identify how the political-pedagogical proposal was structured and how it could offer subsidies for the institutionalization of environmental education in the undergraduate courses of the HEI. The reconstruction of the teaching, research and extension axes, as well as the praxis and intervention of socialenvironmental educators in the space of the University, may contribute to the formation of creative social-environmental educators in the development of the teaching-learning process, in the practices at school and in the community. It is hoped to contribute with some central points that will fill the need of institutionalization of environmental education in HEI. Keywords: Environmental Education. Environmental Knowledge. University. Education. Teacher training. Sustainability.-
Descrição: dc.descriptionRESUMEN: Esta investigación aborda un proceso educativo orientado a la formación de profesionales para actuar en el campo de la Educación Ambiental. El objetivo de identificar cómo está instituida la formación del educador ambiental en los cursos de licenciatura promovido por la Universidad Estatal de Ponta Grossa - UEPG. Se buscó, además, analizar las concepciones epistemológicas y metodológicas ambientales que orientan la propuesta político-pedagógica de los cursos de graduación de la IES e interpretar las posibilidades del proceso educativo para contribuir a la emergencia de una praxis pedagógica de educación ambiental. Se trata de una investigación cualitativa, a partir del estudio de caso; se utilizaron los materiales documentales sobre los cursos (proyecto pedagógico de curso, menús, currículo); se aplicaron cuestionarios y entrevistas con docentes y discentes como fuentes de datos. El análisis de los resultados permite identificar cómo la propuesta político-pedagógica fue estructurada y cómo podrá ofrecer subsidios para institucionalización de la educación ambiental en los cursos de licenciatura de la IES. La reconstrucción de los ejes de enseñanza, investigación y extensión, así como de la praxis e intervención de los educadores socioambientales en el espacio de la Universidad, podrá contribuir a la formación de educadores socioambientales creativos en el desarrollo del proceso de enseñanza-aprendizaje, en las prácticas en la escuela y en la comunidad. Se espera contribuir con algunos puntos centrales que vengan a llenar la necesidad de institucionalización de la educación ambiental en la IES. Palabras clave: Educación Ambiental. Saberes Ambientales. Universidad. Enseñanza. Formación de educadores. Sostenibilidad.-
Formato: dc.format183 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Ambientais-
Palavras-chave: dc.subjectEducadores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Título: dc.titleFormação de educadores ambientais na universidade : diálogo entre saberes e práticas ambientais sócio-educativas, um estudo de caso em uma universidade-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.