Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Cristina Frutuoso | - |
Autor(es): dc.contributor | Spinola, Juliana Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | Van Kaick, Tamara Simone | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento | - |
Autor(es): dc.creator | Angelotti, Rangel, 1979 - | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:45:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:45:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/58563 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58563 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Dra. Cristina Frutuoso Teixeira | - |
Descrição: dc.description | Coorientadoras: Profª Dra. Juliana Lima Spínola, Profª Dra. Tamara Van Kaick | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Defesa : Curitiba, 06/08/2018 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p.185-192 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Dentro de uma perspectiva de ecodesenvolvimento, as universidades podem ter fundamental importância nas regiões onde se inserem através de suas ações de ensino pesquisa e extensão. No Brasil, um conjunto de iniciativas que buscaram a ampliação e interiorização do ensino superior foram implementadas pelo governo federal, com o intuito de promover uma ampliação do acesso da população brasileira ao ensino superior. Três formas foram adotadas por essas políticas para atingir a expansão com interiorização: criação de novas universidades, transformação de faculdades em universidades e a construção e consolidação de novos campi. Considerada uma das regiões menos desenvolvidas do Estado do Paraná, a região litorânea apresenta grande heterogeneidade socioambiental. Nessa região foi criado em 2005 um novo setor da UFPR, com a intencionalidade de se trabalhar pelo desenvolvimento da região. O Objetivo geral deste trabalho foi avaliar como os projetos de Extensão do Setor Litoral da UFPR atendem a missão da Universidade de contribuir para o desenvolvimento regional. A metodologia foi baseada em pesquisa documental e entrevistas semi estruturadas. Ao todo foram utilizados nas análises 86 relatórios de atividades de extensão que tiveram suas características principais sistematizadas. Três projetos de extensão foram selecionados para compor um estudo de caso e tiveram suas ações analisadas a partir de categorias definidas dentro das dimensões de sustentabilidade do ecodesenvolvimento. Os principais resultados obtidos foram a sistematização das características dos projetos de extensão do Setor Litoral da UFPR, a espacialização das atividades dos projetos, a adequação das ações desenvolvidas pelos projetos às diretrizes da política nacional de extensão universitária e a elaboração de um método de análise para verificar como cada uma das categorias de análise das dimensões de sustentabilidade do ecodesenvolvimento é trabalhada pelas ações de extensão desenvolvidas e quais as potencialidades e limitações encontradas para cada uma das dimensões analisadas. Palavras-chave: Extensão Universitária. Ecodesenvolvimento. Litoral do Paraná. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Universities may have fundamental importance in the regions where they are inserted through their actions of teaching, research and extension programs. In Brazil, a set of initiatives that sought to expand and internalize higher education were implemented by the federal government, with the aim of promoting an expansion of the Brazilian population's access to higher education. Three forms were adopted by these policies to achieve expansion with internalization: creation of new universities, transformation of colleges into universities and the construction and consolidation of new campi. Considered one of the less developed regions of the State of Paraná, the coastal region presents great socio-environmental heterogeneity. In this region a new sector of Paraná Federal University (UFPR) was created in 2005, with the intention of working for the development of the region. The general objective of this work was to evaluate how the university extension programs of the Setor Litoral of UFPR fulfill the mission of the University to contribute to the regional development. The methodology was based on documental research and semi-structured interviews. In all, 86 reports of extension activities that had their main characteristics systematized were used in the analysis. Three extension programs were selected to compose a case study and had their actions analyzed from categories defined within the sustainability dimensions of ecodevelopment. The main results obtained were the systematization of the characteristics of the extension programs of the Setor Litoral of UFPR, the spacial analysis of the activities of the projects and the elaboration of a method of analysis for to verify how each of the categories of analysis of sustainability dimensions of ecodevelopment is worked out by the extension actions developed and what are the potentialities and limitations found for each one of the analyzed dimensions. Keywords: University extension programs. Ecodevelopment. Paraná coastal zone. | - |
Formato: dc.format | 204 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento economico - Aspectos ambientais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Ambientais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Extensão universitaria | - |
Título: dc.title | Contribuições da extensão universitária para o ecodesenvolvimento : o caso do setor Litoral da UFPR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: