
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Caldas, Andréa | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionais | - |
| Autor(es): dc.creator | Rotunno, Laura, 1988- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:52:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:52:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/58552 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58552 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Andrea Caldas | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas Educacionais | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho teve como objetivo analisar Políticas Educacionais de combate à LGBTfobia no ambiente escolar desenvolvidas pelo Departamento da Diversidade da Secretaria Estadual de Educação do Paraná. Os objetivos específicos propostos foram: investigar o desenvolvimento dos programas criados pela CERGDS/DEDI; investigar se houve aumento ou diminuição na criação de políticas educacionais de combate à discriminação com relação à diversidade de gênero e sexual nas escolas; verificar se as ações, políticas e projetos existentes atualmente partiram de iniciativas governamentais e/ou estatais; e sondar a impressão de docentes da Rede Estadual acerca destas políticas. Através de revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas, a investigação realizada permitiu identificar em que medida as políticas e ações Estaduais foram influenciadas pelas políticas e ações Federais. O trabalho analisa ainda a descontinuidade de políticas entre governos e os impactos das mesmas na percepção dos professores (as). | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : Considering that the school has a fundamental role both in maintaining and deconstructing prejudices and violence, and that Brazil is the country with the highest index of homicides and violence against LGBT people, this study aimed to analyze Educational Policies to combat LGBT phobia in the school environment developed by the Department of Diversity of the State Department of Education of Paraná. The specific objectives proposed were: to investigate the development of the programs created by CERGDS/DEDI; investigate whether there has been an increase or decrease in the development of educational policies to combat discrimination in relation to gender and sexual diversity in schools; verify that existing actions, policies and projects are currently based on governmental and / or state initiatives; and to probe the impression of teachers of the State Network about these policies. Through a bibliographical review, documentary analysis and semi-structured interviews, the research carried out indicated that State policies and actions were influenced by Federal policies and actions, the discontinuity of policies between governments revealed that many were Government Policies, not State Policies, despite the fact that teachers consider educational actions and policies to combat LGBT phobia in the school environment to be extremely important, not everyone knows the existence of the governmental body responsible for its creation and development. | - |
| Formato: dc.format | 62 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programas de ação afirmativa na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
| Título: dc.title | Educação e diversidade : uma análise sobre as políticas educacionais de combate à LGBTfobia | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: