Nhembo'e Pyau (nova educação) Guarani : re-significando as práticas pedagógicas a partir da realidade local

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCavallet, Susan Regina Raittz, 1955--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Autor(es): dc.creatorSilva, Mayara Vieira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:06:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:06:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58536-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58536-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Msc.Susan Regina Raittz Cavallet-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 30-31-
Descrição: dc.descriptionResumo : A partir de reflexões, imersos nos problemas sociais da comunidade resolvemos questionar: Educação para que e para quem? Como seguir a rotina burocratizada da escola em meio a tantos desafios que não podemos ignorar. Como colaborar com uma educação mais significativa. Chamamos a comunidade para a escola e em algumas reuniões conseguimos perceber o que eles queriam que fosse aprendido e no que poderiam melhorar. Foi o início do processo para construção de um projeto políticopedagógico com autonomia Guarani, pois o conhecimento indígena é muito amplo não se resume a meras disciplinas, desse modo nós enquanto escola buscamos uma educação alternativa diferenciada voltada para realidade e para o fortalecimento da autonomia na comunidade, tentando romper com o modelo de educação imposta, que é individualista, fragmentada, disciplinar. Como resultado das reuniões, partimos para as ações que foram realizadas visando transformar a realidade. Trabalhando com valores como a união, a cooperação, a solidariedade, a autonomia e o diálogo, seguimos na construção de uma Comunidade de Aprendizagem onde todos são protagonistas do fazer educativo, é a escola e a comunidade unidas em prol do desenvolvimento local.-
Formato: dc.format1 arquivo (31 p.) : il., color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Título: dc.titleNhembo'e Pyau (nova educação) Guarani : re-significando as práticas pedagógicas a partir da realidade local-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.