Forma - Desenforma - Transforma : novas atitudes de mediar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCavallet, Susan Regina Raittz, 1955--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Autor(es): dc.creatorAlberton, Josililian-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:11:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:11:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58534-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58534-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª:Ma. Susan Regina Raitz Cavallet-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 55-56-
Descrição: dc.descriptionResumo : O estudo aqui exposto tem caráter vivencial, experiencial. Foram consultados alguns autores que de certa forma, auxiliaram na construção da base teórica dos escritos juntamente com a trajetória pessoal e profissional, por mim descritas neste compendio de aprendizados e conhecimentos, e que de maneira alguma esgotam ou possuem a pretensão de finalizar o que foi vivido. Acreditasse que nos edificamos nas mais distintas formas, por entre os diversos conceitos, entre olhares e silêncios, entre idas e vindas, entre opostos e dispostos a fazer uma educação de verdade. Apresenta um memorial pessoal, educacional e profissional, refletido em contextos diversos no percurso da Educação Básica passando rapidamente pela formação Superior até chegarmos aos estudos que realmente oferecem significância para a trajetória docente. Este estudo reflete sobre a importância das relações e do respeito ao tempo, estado e espaço do aprender de educador e educando que conforme o caminho, o caminhar vai se fazendo distinto. Tem enfoque principal em trazer para a consciência o ato de aprender entre as diferentes metodologias. Ao final, não conclui suas percepções como um estudo convencional, mas diz do compromisso individual de cada um em buscar e não deixar morrer a educação que realmente traz e promove a emancipação, que está atrelada ao estar no coletivo e dele se apropria para poder assegurar a aprendizagem efetiva, em desenvolvimento pleno, independente de sua classe social, etnia, território, cultura, geração, instituição e o que mais possa existir-
Formato: dc.format1 arquivo (56 p.) : il., color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Título: dc.titleForma - Desenforma - Transforma : novas atitudes de mediar-
Título: dc.titleForma, desenforma, transforma-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.