Prática exitosa no combate a evasão no ensito técnico subsequente

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Autor(es): dc.contributorAndrade, Almir Carlos, 1959--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Autor(es): dc.creatorAmaral, Candida Helena Alves Pereira do, 1974--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:29:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:29:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58533-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58533-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Msc. Almir Carlos Andrade-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 37-38-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho apresenta um estudo de caso desenvolvido através de práticas holísticas que levam em conta a realidade do estudante. O desafio era combater o alto índice de evasão nos cursos técnicos de ensino médio subsequente na modalidade Ensino a Distância – EAD no litoral do Paraná. O objetivo é mostrar que é possível haver humanização na educação através da integração comunidade escola mesmo com as regras legais tradicionais impostas. Novas propostas de condução dos cursos se faziam necessárias devido a algumas variáveis: estudantes vinham de outras cidades, balneários e ilhas para estudar, escola instalada em local retirado e íngreme sem suporte urbano mínimo, transporte público incompatível com os horários das aulas, ensino básico deficitário, dificuldade de acesso a tecnologias por parte dos estudantes e resistência da comunidade caiçara às práticas de um ensino frio e distante. O trabalho realizado necessitou primeiramente da desconstrução da ideia de ensino e EaD e "tutor", tanto por parte dos estudantes como dos próprios profissionais da educação. A participação da comunidade e das empresas foi fundamental para agregar conhecimento e novas práticas ao aprendizado. Levar em conta as peculiaridades e necessidade de cada estudante foi fundamental. A metodologia da pedagogia Freinet de uma educação interativa, baseou as atividades formativas foram desenvolvidas através de projetos de observação e contato com empresas e comunidades que teve um resultado positivo de 72% de aprovados na turma observada-
Formato: dc.format1 arquivo (38 p.) : il., color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolar - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino técnico-
Título: dc.titlePrática exitosa no combate a evasão no ensito técnico subsequente-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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