Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Romanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Autor(es): dc.creator | Lunardi, Vera Regina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:35:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:35:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/58529 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58529 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profº Dr. Guilherme Gabriel Ballande Romanelli | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 11/10/2018 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Educação Musical, Cognição e Filosofia | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa investigou a construção de saberes em Educação Musical com professores de Educação Infantil, no âmbito do Projeto Músico da Família ao Vivo, formação continuada da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Os principais pressupostos teóricos adotados sobre as especificidades do profissional da Educação Infantil foram Oliveira-Formosinho (2002), Brasil (2010, 2009); sobre os saberes docentes e o processo de reflexão sobre a prática Nóvoa (1995, 2002, 2009); sobre a formação continuada e o desenvolvimento profissional Nadolny (2010, 2016), Imbernón (2006, 2010), Oliveira-Formosinho (2002), Day (2001), Curitiba (2006); sobre a Educação Musical Delalande (1984,1995), Ilari (2009), Romanelli (2009), Lino (2008). O contexto investigado nesta pesquisa foi o Projeto Músico da Família ao Vivo, uma proposta de formação continuada com profissionais da Educação Infantil, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação (SME) de Curitiba, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os instrumentos de coleta e produção de dados foram a análise documental do projeto, de toda a sua estruturação e as entrevistas. Os resultados da pesquisa permitiram destacar mudança e transformação dos professores a partir da formação continuada no que se refere à ampliação do olhar para sua profissionalidade docente, à mobilização para a descoberta dos saberes musicais das crianças, à construção de seus saberes em Educação Musical, por meio de sua ampliação de repertório. Diante de tais constatações, a formação continuada Projeto Músico da Família ao Vivo mobilizou, para além da construção de saberes em Educação Musical, o desejo em propor práticas musicais para as crianças da Educação Infantil. Palavras-chave: Professores de Educação Infantil. Saberes em Educação Musical. Formação Continuada. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present research has investigatigated the construction of knowledge in Music Education with teachers of Early Childhood Education, in the Live Family Music Project, in continuing education in the Municipal level in Curitiba. The main theoretical assumptions referred to about the Early Childhood Education of professionals specialities were Oliveira-Formosinho (2002), Brasil (2010-2009); related to the teachers knowledge and the process of reflection upon the practice Nóvoa (1995, 2002, 2009); on continuing education and professional development Nadolny (2010, 2016), Imbernon (2006, 2010), Oliveira-Formosinho (2002), Day (2001), Curitiba (2006), on Music Education Delalande (1984-1995), Ilari (2009), Romanelli (2009), Lino (2008). The target of this research was the Live Family Music Project proposal of a continuing education, carried out by the Municipal Secretary of Education (SME), together with the Federal University of Paraná (UFPR). The data collection tools and the data production of continuing education were the analysis of documents of the project, of all its structure, and of the interviews. The results pointed out change and transformation as of ther continuing education, in relation to the enlargement of views on their teaching personalities, as well as of the mobilization of children's musical knowledge in Music Education. In the face of such findings, it was concluded that the Live Family Music Project, while a proposal to continuing education with teachers of Early Childhood Education, besides the construction of Music Education, has contributed to the professional development of teachers of Early Childhood Education. KEY-WORDS: Teachers of Early Childhood Education. Knowledge in Music Education. Continuing Education. Professional Development. | - |
Formato: dc.format | 120 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil - Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educaçao musical | - |
Título: dc.title | Projeto Músico da Família ao Vivo : uma proposta de formação continuada em educação musical com professores de educação infantil no município de Curitiba/PR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: