A produção acadêmica acerca da participação da família na escola analisada sob a perspectiva da gestão democrática (2000 – 2018)

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Autor(es): dc.contributorSouza, Ângelo Ricardo de, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionais-
Autor(es): dc.creatorLuiz, Fernanda Post de Carvalho, 1985--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:56:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:56:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-11-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58519-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58519-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Ângelo Ricardo de Souza-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas Educacionais-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este estudo teve o propósito de levantar as produções acadêmicas sobre a participação da família na escola, elencá-las e analisá-las sob a perspectiva da gestão democrática, ancorada no artigo 206 da Constituição Federal de 1988, de modo a compreender como o campo da educação tem se debruçado sobre a temática da relação família e escola, em paralelo à ótica da psicologia. Para tanto, um banco de dados foi produzido a partir da pesquisa em repositórios digitais de produção acadêmica. A primeira busca resultou em vinte e um estudos entre artigos e dissertações, majoritariamente do campo da psicologia. Conclui-se com esta pesquisa que as produções acadêmicas versam em grande medida da perspectiva do desenvolvimento humano, onde a família é colocada como a base principal da educação e, por conseguinte, a responsável primeira dos desafios concernentes à relação com a escola. Desta forma, percebe-se a necessidade de se produzir estudos acerca deste tema que transcendam o desenvolvimento do sujeito e que sejam assentados na legislação educacional vigente, marcando papéis e responsabilidades. Finda-se ainda, com a sugestão de ser produzido estudo que analise a realidade das escolas de diferentes contextos sob a luz do marco teórico e legal aqui enunciados.-
Formato: dc.format50 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectLar e escola-
Palavras-chave: dc.subjectGestão democrática-
Título: dc.titleA produção acadêmica acerca da participação da família na escola analisada sob a perspectiva da gestão democrática (2000 – 2018)-
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