Avaliação dos conhecimentos e capacidade diagnóstico de câncer de boca dos estudantes de último período dos cursos de medicina, odontologia e enfermagem da Universidade Federal do Paraná

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Autor(es): dc.contributorTorres-Pereira, Cassius Carvalho-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Odontologia-
Autor(es): dc.creatorMorales Ocaña, Claudia Carolina, 1985--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:42:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:42:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58506-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58506-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. dr. Cassius Carvalho Torres-Pereira-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia. Defesa : Curitiba, 18/12/2017-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.39-41-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento sobre o câncer de boca e a capacidade diagnóstica entre estudantes de odontologia, medicina e enfermagem. Um instrumento foi desenvolvido especialmente para esta pesquisa, com uso de imagens de lesões orais e um questionário. A avaliação foi realizada com estudantes de último ano dos 3 cursos. Foram aplicados 63 testes, constituído por duas partes: a primeira tratava-se da classificação de 30 imagens, cada uma projetada por 30 segundos, para serem classificadas como câncer de boca, lesão com potencial de malignização e lesão não maligna. A segunda parte foi composta por 10 perguntas de múltipla escolha sobre prevenção, características clinicas e fatores de risco para o câncer de boca. Foram aplicados os testes T-student, ANOVA, Kappa e qui quadrado para comparar os resultados com uma significância estatística de p<0,05. Os resultados mostraram que estudantes de Odontologia apresentaram melhores resultados quanto à capacidade diagnóstica e o conhecimento teórico de câncer de boca, com uma média de respostas corretas de 68% e 72% respectivamente, em comparação com os resultados dos estudantes de Medicina (52% e 51%) e os estudantes de enfermagem (38% e 57%). Este estudo mostrou que existe necessidade de reforço no conhecimento e capacidade diagnóstica de câncer de boca nos três grupos. Os estudantes de Odontologia mostraram um melhor desempenho que os outros dois grupos tanto no reconhecimento das imagens como na avaliação teórica. O uso de imagens clínicas pareceu melhorar a capacidade de avaliar o reconhecimento de lesões orais e devem ser considerados para estudos futuros que mensurem o conhecimento de câncer de boca. Palavras chaves: cancer de boca. Conhecimento. Estomatologia. habilidade clinica.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This study aimed to evaluate oral cancer knowledge among dental, medicine and nursing undergraduate students of a south Brazilian public university to compare the ability of the three group of students to diagnose malignant, non-malignant and potentially malignant disorders using multiple choice questions and images. The tests were applied to students from the last year of dentistry, nursing and medicine school in 2017. Sixty-three questionnaires were completed, and each survey contained two parts; the first was designated to evaluate diagnostic ability and the sample was immediately asked to classify a sequence of 30 projected images as oral cancer (OC), potentially malignant lesions (PML) or non-malignant lesions (NML). Each image was presented for 30 seconds. The second part contained ten multiple choice questions about prevention, clinical characteristics and risk factors related to OC. ANOVA, tstudent, Kappa and Chi square tests were used to compare results at a p< 0,05 significance level, showing a superiority of dental students (DS) from the medicine (MS) and nursing (NS) students at the diagnosis ability of oral lesions, obtaining a median of right answers of 69% (DS). DS also obtained a superior average of 72% at the knowledge assessment, in comparison with the MS (51%) and NS (57%). This study shows a lack of OC knowledge and diagnostic skills in the three groups. The use of clinical images seemed to improve the ability to evaluate oral lesions recognition and should be considered for future studies that measure OC training. Key-words: Oral Cancer. Knowledge. Oral medicine. Clinical skills.-
Formato: dc.format64 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectBoca - Cancer-
Palavras-chave: dc.subjectOdontologia-
Palavras-chave: dc.subjectEstomatologia-
Título: dc.titleAvaliação dos conhecimentos e capacidade diagnóstico de câncer de boca dos estudantes de último período dos cursos de medicina, odontologia e enfermagem da Universidade Federal do Paraná-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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