Entre a academia militar e a rua : um estudo sobre a formação e a prática de policiais militares na perspectiva da educação e da psicologia social comunitária

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Autor(es): dc.contributorFreitas, Maria de Fátima Quintal de, 1956--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorViana, Dênis Wellinton-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:26:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:26:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58494-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58494-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Maria de Fátima Quintal de Freitas-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/09/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.237-256-
Descrição: dc.descriptionResumo: A atuação das polícias, no cenário dos debates da segurança Pública, tem sido alvo de questionamentos a respeito, também, da formação policial, revelando-se como um problema atual necessário de ser considerado no plano das políticas de segurança e cidadania. O enfoque relativo às dimensões psicossociais presentes tanto na atuação policial, quanto nas possibilidades de formação e capacitação desses profissionais em suas unidades policiais, tem permitido identificar uma crença, rotineiramente difundida quanto à aprendizagem e traduzida na expressão de vários policiais ao relatarem que "se aprende a ser polícia na rua". Buscando-se compreender as interações cotidianas e os processos de aprendizagem presentes na prática dos policiais, dentro de uma perspectiva da psicologia social comunitária e de uma educação comprometida com a realidade e formação, é que o presente trabalho foi realizado junto a policiais que atuam na Polícia Militar do Paraná. Pretendeu-se compreender os impactos que sua prática de trabalho pode produzir sobre o seu processo de formação como policiais militares, enfocando as relações entre os aprendizados experimentados por policiais militares na rua e os aprendizados vivenciados na academia militar. Realizou-se uma revisão bibliográfica em periódicos especializados, e em teses e dissertações, sendo que os achados foram organizados em 7 blocos temáticos: políticas de Segurança Pública, atividades operacionais de policiais militares, saúde do (a) trabalhador (a) policial militar, aspectos socioculturais e a realidade policial militar, concepções sobre o trabalho policial militar, educação policial militar e estudos históricos. Os documentos oficiais foram analisados, sob a ótica dos modelos pedagógicos de formação policial - adaptacionista e contextualizado - confrontando-os às perspectivas do campo da Educação e também das propostas da Psicologia Social Comunitária, em específico no tocante à formação para atuação em contextos comunitários. As nove entrevistas realizadas com policiais militares, formados ao longo dos últimos 30 anos, foram submetidas à análise de conteúdo, criando-se cinco categorias a posteriori, que se referem a: caracterização dos participantes, memórias sobre o curso de formação de soldados, vivências do estágio operacional, rotinas de serviço atuais e horizontes educacionais. Discutiram-se os reflexos no trabalho dos policiais militares no atendimento à comunidade em razão do aumento do nível de escolaridade dos policiais militares, das diferenças entre a nova e a antiga formação policial, das oscilações de aproximação e distanciamento nas relações entre polícia-comunidade, das aprendizagens da academia militar e da rua. Concluiu-se que "se aprende a ser polícia na rua", mas não só nela, como também na academia militar. Sugere-se que espaços não formais de ensino e aprendizagem sejam valorizados, também, como locais importantes para formar policiais militares para atuarem junto à comunidade. Palavras-chave: Aprendizagem em contextos informais e não formais. Práticas policiais em comunidade. Formação policial militar e comunitária. Relação polícia-comunidade. Segurança Pública.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Police action, in the context of public security debates, has been the subject of questions regarding police training, which is a current problem that needs to be considered in terms of security and citizenship policies. The focus on the psychosocial dimensions present in both the police activity and the training and qualification possibilities of these professionals in their police units has allowed to identify a belief, routinely diffused about learning and translated into the expression of several police officers when reporting that " to be a police officer on the street " In order to understand the daily interactions and learning processes present in police practice, from a perspective of community social psychology and an education committed to reality and training, the present work was carried out with police officers who work in the Military Police of Paraná. It was intended to understand the impacts that their work practice can produce on their training process as military police officers, focusing on the relationships between the experiences of military police officers on the street and the experiences of the military academy. A bibliographic review was carried out in specialized journals, as well as in theses and dissertations. The findings were organized into 7 thematic blocks: Public Security policies, military police operations, military police worker health, sociocultural aspects and the military police reality, conceptions about military police work, military police education and historical studies. The official documents were analyzed from the point of view of pedagogical models of police training - adaptation and contextualization - confronting them to the perspectives of the field of Education and also of the proposals of Community Social Psychology, specifically regarding training for action in community contexts. The nine interviews conducted with military police officers, trained over the last 30 years, were submitted to content analysis, creating five categories a posteriori, which refer to: characterization of the participants, memories about the training course of soldiers, experiences the operational stage, current service routines and educational horizons. The reflexes were discussed in the work of the military police in the service to the community due to the increase in the level of schooling of the military police, the differences between the new and the old police formation, the oscillations of approach and distance in the relations between policecommunity, of the military academy and the street. It was concluded that "one learns to be a policeman in the street", but not only in it, but also in the military academy. It is suggested that non-formal teaching and learning spaces should also be considered as important sites for forming military police officers to work with the community. Keywords: Learning in informal and non-formal contexts. Police practices in community. Military and community police training. Police-community relationship. Public security.-
Formato: dc.format267 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação militar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPoliciamento comunitário-
Palavras-chave: dc.subjectSegurança publica-
Título: dc.titleEntre a academia militar e a rua : um estudo sobre a formação e a prática de policiais militares na perspectiva da educação e da psicologia social comunitária-
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