O Meu Pé de Laranja Lima : letramento literário no 6º ano do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDalla-Bona, Elisa Maria, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Alessandra, 1982--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:55:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:55:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58492-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58492-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Elisa Maria Dalla-Bona-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 31/08/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.152-159-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa tem por objetivo geral investigar a contribuição do uso de mediação de leitura como procedimento pedagógico com vistas à formação do leitor literário. Para isso, utiliza uma sequência didática composta por atividades sobre a obra O meu pé de laranja lima, aplicada em uma turma de 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Curitiba. Os objetivos específicos da pesquisa são: verificar os elementos que favorecem aos alunos o desenvolvimento da leitura literária; evidenciar a contribuição do uso da mediação de leitura como recurso didático para o desenvolvimento de habilidades leitoras e compreensão do texto literário. O procedimento metodológico adotado de pesquisa etnográfica exigiu da pesquisadora inserção no cotidiano escolar para investigação de sua prática docente como professora nas aulas de Língua Portuguesa destinadas à leitura do texto literário e na biblioteca. Constituem objetos de análise o encaminhamento e elaboração da sequência didática, atividades realizadas pelos estudantes e entrevistas concedidas por eles, além de depoimentos espontâneos diversos recolhidos no decorrer das observações. A fundamentação teórica que embasa este trabalho está centrada basicamente na proposta de mediação de leitura para a elaboração das atividades utilizadas, de leitura em voz alta e relações entre texto e leitor. Os resultados da pesquisa revelaram que o repertório de leituras dos estudantes compõe-se, majoritariamente, de indicações das professoras, o que revela a relevância de atividades de leitura realizadas no ambiente escolar para a formação do leitor literário. Mostraram também que houve maior envolvimento dos sujeitos envolvidos na realização da leitura compartilhada, valorizando os momentos de conversa sobre o texto. Além disso, apontaram para a ampliação dos conhecimentos do leitor quando da utilização de mediação de leitura para facilitar a compreensão do texto literário. Com isso, conclui-se que a prática de leitura compartilhada e mediada pela professora constituem significativa ferramenta no processo de formação do leitor literário. Palavras-chave: Literatura infanto-juvenil. O meu pé de laranja lima. Ensino de leitura. Educação literária. Mediação de leitura.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research aims at investigating the contribution of the use of reading mediation as a pedagogic procedure aiming at the literary reader formation. In this regard, it uses a didactic sequence composed by activities related to the work "O meu pé de laranja lima", applied in a sixth year group of elementary school from a public municipal school in Curitiba. The specific goals of this research are: to verify the elements that favor students in the literary reading development; to highlight the contribution of the use of reading mediation as a didactic resource for developing reading skills and the comprehension of the literary text. The adopted methodological procedure of ethnographic research has demanded the researcher's insertion into the school's routine in order to investigate her teaching practice as a teacher in Portuguese classes- intended for reading the literary text- and in the library. The objects of analysis are composed by the didactic sequence's referral and elaboration, activities carried out by the students and interviews given by them, in addition to several spontaneous statements collected during observations. The theoretical foundation that supports this work is basically centered on reading mediation proposal for elaborating the activities used, directing reading aloud activities and relations between the text and the reader. The research results show that the students' reading repertoire consists, mostly, on teachers' indications, which reveals the importance of reading activities carried out in the school environment in order to form the literary reader. They also show that there has been a greater involvement of the subjects involved in the realization of shared readings, which values conversation moments about the text. In addition, they point out to the reader's knowledge expansion when using reading mediation to facilitate the comprehension of the literary text. Therefore, it is conclusive that the shared reading practice, mediated by the teacher constitutes a significant tool in the literary reader formation process. Key words: Youth literature. O meu pé de laranja lima. Reading teaching. Literary education. Reading mediation.-
Formato: dc.format163 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantojuvenil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Título: dc.titleO Meu Pé de Laranja Lima : letramento literário no 6º ano do ensino fundamental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.