O impacto de um procedimento de dança Hip Hop na qualidade de vida e na participação social de crianças e adolescentes com paralisia cerebral

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Autor(es): dc.contributorSantos, Lucia Helena Coutinho dos-
Autor(es): dc.contributorZonta, Marise Bueno-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente-
Autor(es): dc.creatorWithers, Joseana Wendling, 1980--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:03:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:03:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58484-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58484-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Lúcia Helena Coutinho dos Santos-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Drª. Marise Bueno Zonta-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente. Defesa : Curitiba, 24/09/2014-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.129-139-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Neurologia Pediátrica - Fisioterapia-
Descrição: dc.descriptionResumo: Introdução: A Paralisia Cerebral (PC) é a causa mais comum de incapacidade motora que restringe a participação social de crianças e adolescentes comprometendo sua qualidade de vida (QV) e perfil emocional e biopsicossocial. A participação em significativas atividades de lazer contribui para a saúde física e mental, para as relações sociais e pode melhorar a QV de crianças e adolescentes com PC. Objetivos: Avaliar a QV e o perfil emocional e biopsicossocial de crianças e adolescentes com PC submetidos à prática de dança e a relação destes com os fatores e dados demográficos em comparação ao grupo controle. Casuística e Métodos: Foram aplicados os questionários "Avaliação de Resultados de Reabilitação em Pediatria" (IARRP) e "Child Behavior Checklist" (CBCL) em 18 crianças e adolescentes com PC hemiplégica e diplégica espástica, classificados nos níveis I e II do sistema de classificação da função motora grossa (SCFMG), sendo 9 do grupo de estudo submetidos à prática de dança e 9 do grupo controle. No grupo de estudo os instrumentos de avaliação foram aplicados antes e depois de frequência mínima de três meses da prática de dança. A aplicação dos questionários no grupo controle ocorreu em dois momentos, em período semelhante ao realizado com o grupo de estudo. As características quanto à participação, concentração, segurança e aptidão dos participantes foram observadas e, para cada uma, foram elaboradas pela pesquisadora graduações a fim de avaliar a associação dessas características às mudanças referentes aos itens dos questionários IARRP e CBCL. Resultados: Considerando-se para análise desse estudo o valor de significância estatística de p<0,05, observa-se no grupo de estudo melhora significativa em 17 itens dos questionários aplicados, comparado a três do grupo controle. O maior número de aulas de dança frequentadas esteve associado ao maior ganho na dimensão Transferência e Mobilidade do IARRP. A maior frequência de participação em meses na prática de dança esteve associada ao maior ganho na dimensão Transferência e Mobilidade do IARRP, e nas escalas Atividades e Social do CBCL. A menor idade esteve relacionada à maior redução dos escores em: Problemas Internalizantes, Problemas Externalizantes e Total de Problemas do CBCL. A maior redução dos escores na síndrome Isolamento de Depressão e em Problemas Afetivos do CBCL esteve relacionada com as características observadas de menor Concentração, Segurança, Aptidão, Participação e Tempo de treino em casa dos participantes. O maior ganho na escala Competência Social do CBCL esteve relacionado com a característica observada de menor Participação. A maior redução dos escores em Problemas de Ansiedade esteve relacionada com o maior tempo de treino em casa. Não se observou diferença em relação ao sexo com a QV ou com o perfil emocional e biopsicossocial. A realização da apresentação de dança ao público consolidou as evidências dos avanços no desempenho físico, artístico, emocional e social dos participantes desse estudo. O estudo realizado permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão "Dança e Movimento" do Programa Semeando Inclusão Social da UFPR e posteriormente a criação do "Instituto Guerreiros de Arte-Reabilitação", atualmente ativo. Conclusão: A prática adaptada da modalidade de dança Hip Hop proporcionou melhora em aspectos da QV e do perfil biopsicossocial nesta amostra, especialmente na dimensão transferência e mobilidade do IARRP e nas escalas Atividades e Social do CBCL. Palavras-chave: Paralisia Cerebral, Criança, Adolescente, Qualidade de Vida, Dança.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Introduction: Cerebral Palsy (CP) is the most common cause of chronic disability that restricts the social participation of children and adolescents compromising their quality of life (QoL) and emotional and bio-psychosocial profiles. The participation in significant leisure activities contributes for the physical and mental health, for the social relations and may improve the quality of life (QoL) of children and adolescents with CP. Objectives: To evaluate the quality of life and the bio-psychosocial profile of children and adolescents with CP submitted to dance practice and their relation with factors and demographic data compared to control group. Casuistry and Methods: Questionnaires "Evaluation of Rehabilitation in Pediatric Results" adapted from "Pediatric Outcomes data Collection Instrument" (PODCI) and "Child Behavior Checklist" (CBCL) have been applied in 18 children and adolescents with hemiplegic and spastic diplegic CP, classified in levels I and II of the gross motor function classification system, GMFCS, being 9 from study group submitted to dance practice and 9 from control group. In study group the evaluation tools were applied before and after the minimum frequency of three months in dance practice. The application of questionnaires in control group happened during two moments, in a similar period to the one performed with study group. The characteristics of participation, concentration, safety and aptitude of the participants were observed and, for each one of them, the researcher elaborated grades in order to evaluate the association of those characteristics with the changes that have happened in items of PODCI and CBCL questionnaires. Results: Considering, for analyzing this study, the statistical significance level of p<0.05, a significant improvement in study group on 17 items from the applied questionnaires has been observed, compared to three of control group. The greater number of dance classes attended was associated with the greater gain in the Transfer and Mobility dimension of PODCI and in Activities and Social scales of CBCL. The smaller age was related with the greater reduction of scores in: Internalizing problems, Externalizing Problems and Total Problems of CBCL. The greater reduction of scores in Isolation of Depression and in Affective Problems of CBL was related with the lower Concentration, Safety, Aptitude, Participation and Time of Training at the home of participants. The larger gain in the Social Competence scale of CBCL was related with the observed characteristic of lower Participation. The larger reduction of scores in Anxiety Problems was related with the larger Time of Training at home. There was no relation of gender with quality of life or with the bio-psychosocial profile. The dance presentation performed for the public consolidated the evidences of advancements in physical, artistic, emotional and social performance of participants in this study. The study allowed the development of the extension project "Dance and Movement" from the program "Seeding Social Inclusion" of UFPR and then, the creation of the "Institute Fighters of Art-Rehabilitation", currently active. Conclusion: The practice of dance performed by adapted Hip Hop classes propitiated improvement in aspects of Quality of Life and Bio-psychosocial Profile in this sample, especially in the Transfer and Mobility dimension of PODCI and in Social scales of CBCL. Key-words: Cerebral Palsy, Child, Adolescent, Quality of Life, Dance.-
Formato: dc.format169 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectParalisia cerebral-
Palavras-chave: dc.subjectPediatria-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade de vida-
Palavras-chave: dc.subjectDança-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes-
Título: dc.titleO impacto de um procedimento de dança Hip Hop na qualidade de vida e na participação social de crianças e adolescentes com paralisia cerebral-
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