Tecnologia, publicidade e cor da pele : relação entre imagem e racismo a partir do desenvolvimento da tecnologia fotográfica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJohn, Valquíria Michela-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo-
Autor(es): dc.creatorKaiss, Helena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:55:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:55:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-21-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-21-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58475-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58475-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Valquíria Michela John.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho tem como propósito problematizar a noção de neutralidade, de um caráter não ideológico atribuído frequentemente à tecnologia, uma vez que esta é definida como ciência da técnica. A monografia se desenvolve a partir de uma pesquisa documental de caráter histórico-bibliográfico de modo a discutir as formas como o racismo foi responsável por excluir ou limitar o acesso a tecnologias a certos grupos étnicos-raciais. Para isso, foi feito um estudo sobre o início e desenvolvimento do mito da pureza científica e sua influência no campo tecnológico, chegando até o campo técnico da fotografia, importante mecanismo comunicacional para a difusão de representações, especialmente na Publicidade. Então, mostramos como a fotografia enquanto técnica, não somente como arte, também é responsável por reforçar estereótipos e desigualdades raciais.-
Formato: dc.format77 p : il. color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital.-
Relação: dc.relationExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader.-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia - Retratos - Iluminação e pose-
Palavras-chave: dc.subjectRacismo - Negros-
Título: dc.titleTecnologia, publicidade e cor da pele : relação entre imagem e racismo a partir do desenvolvimento da tecnologia fotográfica-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.