
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Araujo, Eveline Stella de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Bruno Caron | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:33:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:33:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/58467 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58467 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Eveline Stella de Araújo. | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | A pesquisa analisa o jornalismo em quadrinhos como linguagem que auxilia na compreensão da realidade a partir dos processos de criação e das percepções causadas em quem os aprecia. O objetivo é a discussão e análise do jornalismo em quadrinhos, tendo como base a produção de Robson Vilalba. As obras desse autor foram publicadas na Folha de São Paulo, Gazeta do Povo e Le Monde Diplomatique. O método é qualitativo de caráter descritivo-analítico com triangulação de dados a partir de: análise dos quadrinhos, entrevista em profundidade com o autor e rodas de percepção com o público. Os resultados foram obtidos confrontando os dados e revelaram a diversidade de percepção do mesmo material para públicos diversos, os mecanismos e artifícios de linguagem utilizados pelo humor visual em tempos de crise política demonstrou-se atrativo para a estimular a reflexão sobre o cenário abordado, utilizando-se de conceitos do humor e do riso. Conclusão: Na pesquisa realizada foi possível identificar os elementos da linguagem crítica e de reflexão dos quadrinhos em momentos de tensão e polarização, bem como analisar as aproximações das narrativas de percepção de quem produz, de quem consome e de quem pesquisa esse formato de mídia. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Historias em quadrinhos - Aspectos políticos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jornalismo - Brasil - Linguagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Caricaturas e desenhos humoristicos - Brasil | - |
| Título: dc.title | Humor visual em tempos de crise política : Robson Vilalba, a reinvenção dos quadrinhos na imprensa brasileira | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: