Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Haracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino | - |
Autor(es): dc.creator | Zampieri, Eliana Lima, 1973- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:27:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:27:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/58449 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58449 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Sonia Maria Chaves Haracemiv | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 31/08/2018 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p.101-107 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar as dificuldades dos educandos de EJA do Ensino Fundamental Fase II na aprendizagem da oralidade, de leitura e de escrita em classe multiseriada numa organização coletiva. Esse trabalho decorreu do enfrentamento cotidiano na docência em Língua Portuguesa questionando e buscando encaminhamentos para os desafios da prática pedagógica de leitura e de escrita ao atender a diversidade na EJA. Além disso, outras questões foram constituintes desse dilema, como tornar a aprendizagem de leitura e escrita um processo formativo considerando as diferenças e os perfis dos educandos da EJA? Como os diferentes perfis e trajetórias escolares dos educandos da EJA interferem na aprendizagem do ler, escrever e falar em Língua Portuguesa? Quais os desafios enfrentados nas práticas pedagógicas de Língua Portuguesa frente Às dificuldades de aprendizagem dos educandos da EJA? Qual a aproximação e distanciamento das DCEs e PPP no tocante ao ensino da Oralidade, da Leitura e da Escrita. Para tanto, foi preciso traçar os perfis dos sujeitos envolvidos na pesquisa, do Colégio Estadual Flávio Ferreira da Luz, no Bairro Sítio Cercado, periferia de Curitiba. Considerando as diferenças e a vida em sociedade dos educandos, buscando a importância dos atos de ler e escrever como processo de formação, bem como, as práticas pedagógicas de Leitura e Escrita nas aulas de Língua Portuguesa desenvolvidas na escola noturna. O trabalho fundamentou-se em Arroyo (2001; 2008, 2017), Antunes (2008), Branco (2014), Carrano (2007; 2008), Freire (1996; 1987), Geraldi (1984), Soares (1986), Schwartz (2012), dentre outros. A metodologia foi de pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, a partir das observações, diagnósticos e práticas interventivas de leitura e produção de diferentes gêneros textuais. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários e os textos produzidos pelos educandos. O resultado desse trabalho investigativo contribuiu para um repensar sobre as práticas efetivas no ensino e na aprendizagem de ler e escrever na EJA, além do exercício de ação e reflexão sobre as exigências do ato de ensinar, ouvindo os educandos e dialogando com eles. Palavras-chave: EJA. Ler e Escrever. Prática Pedagógica em Classe Multiseriada. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The objective of this research was to investigate the difficulties of the students of EJA of Elementary School Phase II in the learning of orality, reading and writing in a multiseriate class in a collective organization. This work was the result of the daily confrontation in teaching in Portuguese Language questioning and seeking referrals to the challenges of the pedagogical practice of reading and writing while attending diversity in the EJA. In addition, other issues were constituents of this dilemma, how to make reading and writing learning a formative process considering the differences and profiles of learners of the EJA? How do the different profiles and trajectories of the students of EJA affect the learning of reading, writing and speaking in Portuguese? What are the challenges faced in the pedagogical practices of Portuguese Language in face of the learning difficulties of the students of the EJA? What is the approximation and distance of DCEs and PPPs in relation to the teaching of orality, reading and writing. To do so, it was necessary to trace the profiles of the subjects involved in the research, from the Flavio Ferreira da Luz State College, in the Sitio Cercado Neighborhood, in the outskirts of Curitiba. Considering the differences and life in society of the students, searching for the importance of reading and writing as a training process, as well as the pedagogical practices of Reading and Writing in Portuguese Language classes developed in the night school. The work was based on Arroyo (2001, 2008, 2017), Antunes (2008), Branco (2014), Carrano (2007, 2008), Freire (1996, 1987), Geraldi (1984), Soares 2012), among others. The methodology was action research, with a qualitative approach, based on the observations, diagnoses and interventional practices of reading and production of different textual genres. The instruments of data collection were questionnaires and the texts produced by the students. The result of this investigative work contributed to a rethinking of the effective practices in teaching and learning to read and write in the EJA, besides the exercise of action and reflection on the demands of the act of teaching, listening to the students and dialoguing with them. Keywords: EJA. Reading and Writing. Pedagogic Practice with Multiseriate Class. | - |
Formato: dc.format | 124 p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingua portuguesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do adolescente | - |
Título: dc.title | Leitura e escrita na EJA fase II do ensino fundamental : repensando a prática pedagógica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: