A formação de professores da educação em tempo integral : desafios e possibilidades

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBranco, Veronica, 1947--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino-
Autor(es): dc.creatorGarcia, Miriana Pereira de Souza, 1986--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:33:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:33:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58443-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58443-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Dra. Veronica Branco-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 27/08/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 139-146-
Descrição: dc.descriptionResumo: Destaca os eventos de formação continuada ofertada aos professores que atuam na Educação em Tempo Integral no Ensino Fundamental da Rede Estadual do Paraná, propondo-se a investigar os eventos de formação continuada dos professores da educação em tempo integral. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sendo que a população foi constituída por duas Instituições de ensino, uma que iniciou a implantação em 2013 e outra em 2017, os participantes da pesquisa foram professores, pedagogos, direção escolar e coordenação do departamento de Educação Integral da Secretaria de Educação do Paraná (SEED/PR). Para a obtenção dos dados optou-se pelo uso de questionário para a coordenadora da SEED/PR, entrevistas semi estruturadas aplicadas aos professores, pedagogos e direção escolar, observações dos eventos de formação previstos em calendário escolar de 2018 e observações do cotidiano escolar. A análise de conteúdo foi dividida em categorias e subcategorias, sendo elas: Formação continuada; Formação e cotidiano escolar; Sugestões de eventos de formação continuada; Organização pedagógica; Conceitos relacionados à Educação em Tempo Integral; Condições das vivências no espaço escolar; Relação: Tempo e aprendizagem. Os dados mostram que os eventos de formações continuadas necessitam avançar na consolidação de políticas públicas de formação continuada específicas para os professores da Educação em Tempo Integral. Também se destaca que a pesquisa tornou possível apontar que a formação de professores para a Educação em Tempo Integral nos leva às seguintes reflexões: a) A ampliação da jornada escolar não possui relevância apenas para os estudantes, mas também diz respeito ao docente e sua jornada de trabalho; b) A formação continuada deve ser pensada no viés da prática reflexiva teórico - crítica; c) Necessidade da criação de políticas públicas estaduais para a formação continuada dos professores das Escolas de Tempo Integral - Ensino Fundamental Anos Finais; d) A formação continuada deve elucidar especificidades da educação integral, de modo que a aprendizagem seja o objetivo principal da ampliação da jornada escolar; e) A democratização da educação e da gestão escolar configure-se como uma necessidade nos contextos escolares, em especial para que a Educação em Tempo Integral consolide-se e torne-se legítimo. Palavras-chaves: Formação continuada. Educação em Tempo Integral. Formação reflexiva - crítica. Tempo e Aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: It highlights the events of continuing education offered to teachers who work in Integral Education in Elementary School of the Paraná State Network. Proposing to investigate the continuing education events of full-time teachers of education. It is a qualitative research, and the population was constituted by two teaching institutions, one that began implementation in 2013 and another in 2017, the participants of the research were teachers, pedagogues, school management and coordination of the Department of Integral Education of the Department of Education of Paraná (SEED / PR). To obtain the data, a questionnaire was used for the SEED / PR coordinator, semi-structured interviews applied to teachers, pedagogues and school management, and observations of the training events planned for the 2018 school calendar and observations of school daily life. The content analysis was divided in categories and subcategories, being: the organization and planning of the Education in Integral Time; the continuing training events for the teachers of the Integral Education and how the teachers would like them to be organized; participants' conceptions about Integral and Integral Education, which integral Education represents for the participating Institutions. The data show that continuing training events need to move forward in the consolidation of public policies for continuing education specific to Full Time Education teachers. It is also worth noting that the research made it possible to point out that the formation of teachers for Integral Education brings us to the following reflections: a) The extension of the school day is not only relevant for students, but also concerns the teacher and his working day; b) Continuing education should be thought of in the bias of the theoretical - critical reflexive practice; c) the need for the creation of state public policies for the continuing education of the teachers of the Integral Schools - Final Years; d) continuing education should elucidate the specificities of integral education, so that learning is the main objective of extending the school day; e) The democratization of education and school management is a reality in school contexts, for the educational process, especially in Integral Education, to consolidate and become legitimate. Key-words: Continuing education. Integral Education. Reflexive formation - criticism. Time and learning.-
Formato: dc.format200 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Formação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas de tempo integral-
Título: dc.titleA formação de professores da educação em tempo integral : desafios e possibilidades-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.