Concepção sobre educação em tempo integral na perspectiva de professores dos anos iniciais do ensino fundamental

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Autor(es): dc.contributorBranco, Veronica, 1947--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino-
Autor(es): dc.creatorFranco, Lília Sizanoski, 1969--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:09:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:09:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-27-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-27-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58432-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58432-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Professora Dra. Veronica Branco-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 28/08/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.153-161-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva, que teve como objetivo identificar a concepção sobre Educação em Tempo Integral dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Piraquara e verificar como concebem a ampliação da jornada escolar. O problema de pesquisa que norteou a investigação buscou identificar: Qual é a concepção dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre Educação em Tempo Integral, como avaliam a ampliação da jornada escolar e qual a relação de tal concepção com a formação destes profissionais? Este trabalho apresenta também uma reflexão sobre a relação da formação destes profissionais com a concepção de Educação em Tempo Integral. A fundamentação deste trabalho teve como base diversos autores, dentre os principais: Arroyo (1988, 1992, 2004, 2012), Branco (2009, 2012), Cavaliere (2002, 2007, 2009), Coelho (2002, 2009), Contreras (2012), Franco (2005), Freire (1987,1991b, 2013), Gatti (1983, 2001, 2005, 2009, 2010, 2013), Gil (1989), Libâneo (2004, 2010), Maurício (2009), Mindal e Guérios (2013), Moll (2009, 2012) e Nóvoa (1991, 1997, 2009). Para esta pesquisa foram utilizados como instrumentos o questionário com o qual, a partir da análise das respostas, foi possível identificar a experiência profissional dos professores, saber como se configura o quadro da escola considerando a formação inicial e continuada dos mesmos. Também foi realizada a observação direta em cinco turmas da escola, lócus de pesquisa, com a qual foi possível acompanhar os trabalhos do 1º ao 5º ano identificando a relação das práticas pedagógicas e cotidianas com o uso e aproveitamento do tempo escolar. Por fim foi desenvolvida uma sessão de grupo focal em que foram reunidas oito professoras, as quais, na discussão, colocaram seu posicionamento a respeito do que entendem por Educação em Tempo Integral e se percebem as atuais quatro horas como suficientes ou não para desenvolverem o trabalho educativo. A análise de dados revelou que a concepção de Educação em Tempo Integral dos professores considera que o aluno permaneça mais tempo na escola em regime de turno e contraturno. No entanto, considerando as dificuldades vividas na escola, estes professores não veem condições hoje, de ampliar o tempo escolar, pois entendem que há outras urgências que precisam ser solucionadas antes, caso contrário, enfatizam que nestas condições, ao ampliar o tempo será aumentar os problemas conhecidos hoje. Sobre a formação não é possível afirmar que esta influência na concepção que os professores têm sobre a Educação em Tempo Integral, uma vez que o tema não foi sistematizado com os mesmos. Considerando todos os dados coletados e analisados nesta pesquisa a certeza que fica é que os resultados até aqui alcançadas são transitórios, uma vez que se espera que as mudanças necessárias para o entendimento da importância da ampliação do tempo escolar e da viabilização da Educação em Tempo Integral sejam alcançadas, a partir da socialização da reflexão, realizada com este grupo de professores, com seus colegas de escola e de rede. Palavras-chave: Educação em Tempo Integral. Formação Docente. Formação Continuada. Concepção sobre Educação em Tempo Integral. Formação e Desenvolvimento Profissional do Professor.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This study presents the results of a qualitative research of the exploratory and descriptive type that aimed to identify the conception about Full-Time Education of the teachers of the initial years of Elementary School of a school of the municipal school network of Piraquara and verify how to conceive the extension of the school day. The research problem that guided the research sought to identify: What is the conception of the teachers of the initial years of Elementary Education on Full-Time Education, how do they evaluate the extension of the school day and what is the relation of such conception with the training of these professionals? This role also presents a reflection about the relation of the training of these professionals with the concept of Full-Time Education. The foundation of this work was based on several authors, among the main ones: Arroyo (1988, 1992, 2004, 2012), Branco (2009, 2012), Cavaliere (2002, 2007, 2009), Coelho Freire (1987, 1991b, 2013), Gatti (1983, 2001, 2005, 2009, 2010, 2013), Gil (1989), Libano (2004, 2010), Maurício and Guérios (2013), Moll (2009, 2012) and Nóvoa (1991, 1997, 2009). For this research, the questionnaire was used as an instrument which, from the analysis of the answers, was possible to identify the professional experience of the teachers, to know how to set the school's frame considering the initial and continuing formation of the same one. Direct analysis was also carried out in five classes of the school, a locus of research, with which it was possible to follow the works from the 1st to the 5th year, identifying the relation of pedagogical and daily practices with the use and use of school time. Finally, a focus group session was held in which eight teachers were gathered, which, at discussion, placed their position on what they mean by Full- Time Education and if they perceive the current four hours as sufficient or not to develop the educational work. The analysis of data revealed that the concept of Full- Time Education of the teachers considers that the student stays longer in the school in regime of shift and countershift. However, considering the difficulties experienced in school, these teachers do not view conditions today, to extend school time, because they understand there are other urgencies that need to be solved before, otherwise, emphasize that under these conditions, increasing the time will increase the known actual problems. On training it's not possible to state that this influence in the conception that the teachers have on Full-Time Education, once the theme has not been systematized with them. Considering all the data collected and analyzed in this research, the certainty that remains is that the results achieved so far are transient, since it is expected that the necessary changes for the understanding of the importance of extended school time and the viabilization of the Full Time Education from the socialization of reflection, carried out with this group of teachers, with their school and network colleagues. Keywords: Full-Time Education. Teacher Training. Continuing Education. Conception on Full-Time Education, Teacher Training and Professional Development.-
Formato: dc.format171 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação integral-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Título: dc.titleConcepção sobre educação em tempo integral na perspectiva de professores dos anos iniciais do ensino fundamental-
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