O valor público está nos olhos de quem vê : percepção de geração de valor público por uma denominação religiosa, teoria dos stakeholders e viés endogrupal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPacheco, Vicente, 1952--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Contabilidade-
Autor(es): dc.creatorPortulhak, Henrique, 1988--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:42:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:42:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-01-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58415-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58415-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Vicente Pacheco-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Defesa : Curitiba, 05/12/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.135-148-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Contabilidade e finanças-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente investigacao defende a tese de que uma denominacao religiosa realiza atividades ou oferece resultados percebidos como geradores de valor publico pela sociedade, contudo a percepcao de valor publico sofre influencia do posicionamento do individuo como stakeholder normativo da instituicao e de acordo com o seu vies endogrupal religioso. Tendo como pano de fundo a crise fiscal brasileira e as reflexoes ocorridas no pais a respeito da manutencao de imunidades tributarias para organizacoes religiosas, a pesquisa utilizou como teoria de base a teoria do valor publico e valeu-se da teoria dos stakeholders e da teoria da identidade social (mais especificamente a respeito do vies endogrupal e favoritismo intragrupo) para o exame de sete hipoteses de pesquisa derivadas dos quatro objetivos especificos delimitados. Com a realizacao de um levantamento junto a 732 individuos residentes na regiao geografica abrangida pela Arquidiocese de Curitiba entre os meses de agosto e setembro de 2018, o que foi precedido por procedimentos de validacao a partir de dados publicos disponibilizados no portal eletronico da Arquidiocese, entrevista com representante da curia e pre-testes com mestres e doutores, identificou-se inicialmente a formacao de tres fatores de atividades e resultados ("atividades religiosas", "atividades sociais" e "resultados") de acordo com a percepcao do respondente quanto aos beneficios concedidos a sociedade. Na sequencia, observou-se que a afiliacao religiosa do individuo, bem como a forma de relacionamento com a denominacao religiosa como stakeholder, sao elementos que diferenciam sua percepcao quanto a geracao de valor publico pela instituicao, sendo que membros da denominacao religiosa tendem a atribuir maior valor publico a instituicao a qual e afiliado, o que esta de acordo com a teoria da identidade social; e, individuos com maior quantidade de relacionamentos como stakeholder tendem a atribuir maior valor publico em relacao a individuos com menor ou nenhuma relacao como stakeholder, estando de acordo com as hipoteses de pesquisa baseadas na teoria dos stakeholders. Em geral, foram observadas que as atividades de assistencia social, acoes de solidariedade, caridade e servico social e programas de reabilitacao para dependentes quimicos sao consideradas pela sociedade como geradoras de valor publico pela denominacao religiosa, bem como a significancia estatistica das variaveis "religiao" e "stakeholder" e dos fatores "atividades sociais" e "resultados" na aplicacao do modelo de regressao. Espera-se que os resultados apresentados fornecam subsidios para o avanco de pesquisas na area de contabilidade gerencial para organizacoes religiosas, avaliacao de desempenho no Terceiro Setor, teoria do valor publico, teoria dos stakeholders aplicada ao Terceiro Setor e teoria da identidade social (mais especificamente, vies endogrupal religioso); subsidios praticos para o avanco da aplicacao da teoria do valor publico, da avaliacao de desempenho e da prestacao de contas de organizacoes dessa natureza; bem como contribuicoes sociais ao fornecer novas evidencias para o avanco dos debates a respeito da manutencao ou retirada de imunidades tributarias de organizacoes religiosas e no fomento de melhorias gerenciais e na avaliacao de desempenho de organizacoes sem fins lucrativos. Palavras-chave: Contabilidade gerencial; avaliacao de desempenho; valor publico; teoria dos stakeholders; vies endogrupal; organizacoes religiosas.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The following research defends the thesis that a religious denomination performs outputs or outcomes perceived as creators of public value by the society, yet the perception of public value is influenced by the position of the subject as a normative stakeholder of the institution and according to its religious ingroup bias. Considering the background of the Brazilian fiscal crisis and the discussions in the country regarding the maintenance of tax immunities for religious organizations, this research was based on public value theory and used stakeholder theory and social identity theory (more specifically on ingroup bias and intragroup favoritism) for examining seven hypotheses derived from the four specific objectives delimited. With the survey of 732 individuals residing in the geographical area covered by the Archdiocese of Curitiba between August and September 2018, which was preceded by validation procedures from public data available on the archdiocese's internet site, an interview with a representative of the Curia and pre-tests with masters and doctors, it was initially identified the formation of three output and outcome factors ("religious outputs", "social outputs" and "outcomes") according to the respondent's perception of benefits granted to society. In the sequence, it was noted that the religious affiliation of the subject, as well as the relationship with the denomination as a stakeholder, are elements that differentiate their perception regarding the generation of public value by the institution, and members of the religious denomination tend to attribute greater public value to the institution to which it is affiliated, which is in accordance with the social identity theory; and individuals with more relationships as stakeholder tend to attribute greater public value than individuals with less or no relations as stakeholder, being in agreement with the hypothesis based on the stakeholder theory. In general, it was observed that social assistance activities, solidarity, charity and social service actions, and rehabilitation programs for chemical dependents are considered by the society as generators of public value by the religious denomination, as well as the statistical significance of the variables "religion" and "stakeholder" and the factors "social outputs" and "outcomes" in the application of the regression model. It is expected that this results will provide support for the advancement of research in the area of managerial accounting for religious organizations, performance management in the Third Sector, public value theory, stakeholder theory applied to the Third Sector and social identity theory (more specifically, religious ingroup bias); practical supports for advancing in the application of public value theory, performance management and accountability of such organizations; as well as social contributions by providing new evidences for the advancement of debates regarding the maintenance or withdrawal of tax immunities from religious organizations and to stimulate managerial improvements and the performance management of non-profit organizations. Keywords: Management accounting; performance management; public value; stakeholder theory; ingroup bias; religious organizations.-
Formato: dc.format157 p. : il., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectContabilidade gerencial-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Contábeis-
Título: dc.titleO valor público está nos olhos de quem vê : percepção de geração de valor público por uma denominação religiosa, teoria dos stakeholders e viés endogrupal-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.