Formação docente : interações entre formação inicial e continuada

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCavallet, Valdo Jose, 1954--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Rosane Patricia, 1977--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:36:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:36:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58370-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58370-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Valdo José Cavallet-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 28-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este estudo buscou trabalhar a formação docente inicial e continuada, com vistas à compreensão da utilização de diferentes metodologias de aprendizagem e abordagens pedagógicas na interação do grupo participante desse projeto. Tomamos como experiência para a realização deste trabalho, saídas de campo, atividades em grupo e palestras orientadas. O grupo participante deste projeto foi formado por discentes e docentes do curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação (Isepe) de Guaratuba, por docentes e pedagogos da rede pública municipal de Guaratuba-PR, perfazendo um total de 29 participantes que aderiram a todas as atividades desenvolvidas nesse projeto. As abordagens teóricas, realizadas nos encontros do grupo tiveram como contextualização as alternativas para uma nova educação, pautada em diferentes experiências como o Projeto Ancora, sala de aula invertida, metodologias ativas de aprendizagens entre outras, que visam um ensino democrático priorizando a autonomia do aluno no processo de ensinoaprendizagem, sem perder de vista a necessidade de se construir um espaço escolar comprometido com o desenvolvimento humano integral, que tenha, portanto, como referência o ser humano em todas as suas dimensões existenciais e potenciais ao tempo de cada um-
Formato: dc.format1 arquivo (28 p.) : il., color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Título: dc.titleFormação docente : interações entre formação inicial e continuada-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.