Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Góes, Anderson Roges Teixeira, 1979- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino | - |
Autor(es): dc.creator | Miqueletto, Thadeu Angelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:35:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:35:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/58366 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58366 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Anderson Roges Teixeira Góes | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 28/08/2018 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p.80-86 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem como proposta apresentar o resultado da pesquisa em que o objetivo foi analisar a metodologia de (re)inserção do desenho geométrico como um recurso didático pedagógico no processo de ensino-aprendizagem de trigonometria. Apresentamos uma reflexão para que professores possam pensar em uma nova proposta pedagógica e os incentivem a repensarem sua prática em sala de aula. Em nossos pressupostos, Contreras (2012), Góes e Góes, (2015), Kenski (2012), Paraná (2008), Ponte, Brocardo e Oliveira (2003) e Zuin (2001), discutimos sobre os documentos oficiais da educação brasileira, histórico sobre o desenho geométrico, investigação matemática, professor reflexivo e a trigonometria. A pesquisa reflete o papel do professor reflexivo utilizando atividades investigativas, verificando a influência do uso das tecnologias no ensino e aprendizado. O trabalho foi aplicado em turmas do Ensino Médio, tendo a concepção das atividades de investigação. Para isso, desenvolve-se e aplicou-se um caderno pedagógico de desenho geométrico (CPDG) para o ensino de trigonometria, produto desta dissertação. Para a resolução das atividades no CPDG, são utilizados os instrumentos de desenho geométrico como par de esquadros, transferidor, régua e compasso. A partir dos dados obtidos por meio da observação e dos demais instrumentos de coleta de dados, foi possível realizar uma análise qualitativa sobre a metodologia utilizada pelo professor-pesquisador, considerando a aprendizagem do estudante como proposta de autonomia e incentivo ao perfil de pesquisador. A partir desta análise, é possível concluir que o desenho geométrico, combinado com a investigação matemática e o professor incentivando a autonomia e a pesquisa, possui o caráter de facilitar o ensino da trigonometria. Palavras-chave: Atividades de investigação. Desenho geométrico. Formação docente. Professor reflexivo. Trigonometria. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work aims to present the result of the research in which the objective was to analyze the methodology of (re)insertion of the geometric design as a teaching didactic resource in the teaching-learning process of trigonometry. We present a reflection so that teachers can reflect on a new pedagogical proposal and encourage them to rethink their practice in the classroom. In our assumptions, Contreras (2012), Góes e Góes, (2015), Kenski (2012), Paraná (2008), Ponte, Brocardo and Oliveira (2003) and Zuin (2001), discuss the official documents of brazilian education, on geometric drawing, mathematical investigation, reflexive teacher and trigonometry. The research reflects the role of the reflective teacher using investigative activities, verifying the influence of the use of the technologies in teaching and learning. The research was applied in high school classes in the conception of research activities. For this, we developed and applied a pedagogical book of geometric design (CPDG) for the teaching of trigonometry, the product of this dissertation. For the resolution of the activities in the CPDG are used the instruments of geometric design as pair of squares, protractor, ruler and compass. From the data obtained through observation and other data collection instruments, it was possible to perform a qualitative analysis on the methodology used by the teacher-researcher considering the student's learning with autonomy and incentive to the profile of the researcher. From this analysis it is possible to conclude that the geometric design combined with the mathematical investigation and the teacher encouraging autonomy and research, has the character of facilitating the teaching of trigonometry. Keywords: Teacher training. Geometric draw. Reflective teacher. Research activities. | - |
Formato: dc.format | 92 p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trigonometria - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho geometrico - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Título: dc.title | Desenho geométrico como recurso didático : uma metodologia para o ensino de matemática | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: