Conta comigo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFontana, Rafaela Mantovani, 1981--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Especialização em Engenharia de Software-
Autor(es): dc.creatorShibukawa, Laura Keity-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:34:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:34:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58359-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58359-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Professora Dra. Rafaela Mantovani Fontana-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Especialização em Engenharia de Software-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 68-70-
Descrição: dc.descriptionResumo : O suicídio é um problema de saúde pública que tem vitimado cada vez mais pessoas no mundo. No Brasil, segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade, é registrado que em média 11 000 pessoas tiram a própria vida, por ano, no país, com grandes impactos sociais, de ordem psicológica e material. A instituição Centro de Valorização da Vida (CVV) em conjunto com diversos voluntários capacitados pela organização, trabalha disponibilizando apoio emocional, por meio de contato de ligação telefônica 188, troca de e-mails e um chat disponível em determinados horários via página de internet www.cvv.org.br, no sentido de reduzir os eventos de tentativa de suicídio ou suicídio. Pensando nos atendimentos atuais prestados pela instituição e considerando o aumento do tempo que as pessoas dedicam a utilização de dispositivos móveis para a comunicação, foram desenvolvidos sistemas para que esta também se faça através de um aplicativo no smartphone, assim possibilitando uma maior abrangência a quem busca apoio emocional e não se sente à vontade para falar ao telefone, não quer esperar por um atendimento via e-mail ou não tem disponibilidade para entrar em contato pelo chat no site nos horários de atendimento dispostos pelos voluntários. O sistema web para o atendimento dos voluntários e gerenciamento dos administradores foi desenvolvido em Java e JavaScript e o sistema mobile foi desenvolvido em Java para Android. Já a documentação foi feita aplicando os conceitos do Processo Unificado, permitindo que o cronograma e o desenvolvimento do projeto sejam respeitados dentro do prazo desde o início do processo.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Título: dc.titleConta comigo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.