Avaliação da política de educação profissional no Instituto Federal do Paraná : um estudo de caso do Campus Paranaguá

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Autor(es): dc.contributorSouza, Ângelo Ricardo de, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorNóbrega, Sarah, 1983--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:09:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:09:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-27-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-27-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58328-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58328-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ângelo Ricardo de Souza-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/09/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.98-103-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente dissertação tem como objeto de estudo a educação profissional e busca realizar uma avaliação da política de educação profissional ofertada pelos Institutos Federais, por meio de estudo de caso do Campus Paranaguá. A política de expansão da educação profissional e tecnológica, da qual os IF fazem parte, iniciou- se nos anos 2000 no governo Lula, após um período de recessão imprimido pelas políticas neoliberais. O modelo de educação proposto por meio dos Institutos Federais traz em sua concepção aspectos marcantes e bem definidos, frutos de discussões iniciadas na década de 80. Tal concepção de educação visa uma formação integral, humana, omnilateral e de caráter emancipatório. Para atender tal proposta , esta política atribui aos campi uma série de demandas que consideramos características desta política. Com a intenção de perceber o atendimento ou não de tais demandas, buscamos identificá-las, elencando o que percebemos como critérios mais representativos da política de educação profissional ofertada pelos IF e analisar o seu atendimento pelos campi, tomando especificamente o Campus Paranaguá como estudo de caso, através do qual buscamos perceber se, de fato, a proposta se materializa na prática para a oferta da educação profissional proposta. Os critérios elencados para avaliação foram o movimento de ruptura com o modelo dualista a partir de um modelo integrado; Existência de verticalização nos eixos tecnológicos; Atendimento das classes vulneráveis socioeconomicamente; Localização interiorizada do campus; Inserção do egresso no Mercado do Trabalho; Atendimento aos Arranjos Produtivos Locais e Oferta da porcentagem de vagas previstas na Lei. A pesquisa se dá por meio de análise bibliográfica e pesquisa empírica, por meio de análise documental e questionário aplicado aos egressos do ensino médio integrado dos cursos de Aquicultura, Mecânica, Informática e Logística. Quanto a verificação dos critérios supramencionados, observou-se que o Câmpus atende a grande maioria, com exceção da garantia de vagas prevista em lei para os cursos do Ensino Médio Integrado e Licenciaturas, que, conforme orientação legal, deveriam ser respectivamente de 50% e 20% do total de vagas ofertadas, mas ficam na faixa de 26% para os cursos de Ensino Médio Integrado e 17% para as Licenciaturas. Outro ponto considerado como não atendido foi o estudo dos arranjos produtivos locais para a implantação dos cursos, que pela justificativa apresentada nos PPC, objeto de nossa análise quanto a este critério, não se evidencia um estudo mais aprofundado a respeito de tais arranjos, o que incide para negativo quanto ao atendimento deste critério. Os demais critérios são atendidos em sua integralidade, o que proporciona todas as possibilidades de efetivação da proposta enquanto política pública de educação profissional voltada à inclusão e ao desenvolvimento social e regional. Palavras-chave: Educação Profissional. Avaliação de Políticas. IFPR. Políticas Educacionais-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This study focus is the professional education, and search to assess the professional education policy of Federal Institutes and have as study case the Paranaguá campus. The policy expansion of the vocational and technological education, which one includes the Federal Institutes, started in the 2000s during the presidential mandate of Lula, after a recession period imposed by neoliberal policies. The model of education proposed by the Federal Institutes brings in its conception remarkable and well defined aspects, result of discussions begun in the 1980s. This education conception, aims at an integral, human, omnilateral and emancipatory development. To achieve this proposal, this policy assigns to campi some demands that can be consider characteristic of this policy. With the intention of verify the demands comply, we seeks to identify this, choosing which one is perceive as the most representative criteria of the professional education policy offered by the Federal Institutes and to analyze the comply by the campi, taking specifically the Paranaguá campus as a case study research whereby we attempt to understand whether the proposal materializes in practice for the vocational education offer. The evaluation criteria were the rupture movement with the dual model from an integrated model; existence of verticalization in the technological axis; comply with of the less favored social classes; campus suburban location; the egress insertion in the job market; answer to local productive arrangements and offer of the vacancies percentage as provided by law. the methodological path chosen was bibliographical analysis and empirical research with documental analysis and questionnaire applied for the graduates of the Integrated High School from the courses of Aquaculture, Mechanic, Computer Science and Logistics. With regard to the verification of the criteria mentioned above, could be observed that the campus obey several of this, except the guarantee of school class size for the courses of Integrated Higher Education and Bachelor Graduate, as established in law, that according the legal advice should be respectively 50% and 20% of the total vacancies offered, but actually they are about 26% for the Integrated High School and 17% for the Bachelor Graduate. Another point not fulfilled was the local productive arrangements study for the implementation of courses according the justification presented in the Curricular Pedagogical Proposal, which is the object of analysis at this criterion, there is no evidence of a depth study about these arrangements, with negatively effects to obeys of this criterion. The other criteria are fulfilled in full which provides all possibilities for the proposal to be effective as a professional education public policy focused on inclusion and social and regional development. Keywords: Professional Education. Evaluation. Federal Institute of Parana. Educational Policies.-
Formato: dc.format119 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectInstituto Federal do Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPolitica e educação-
Título: dc.titleAvaliação da política de educação profissional no Instituto Federal do Paraná : um estudo de caso do Campus Paranaguá-
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