O mercado de microcrédito no Brasil

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Autor(es): dc.contributorMussi, Ana Paula-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing Empresarial-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Heloisa Helena Miranda Bornhausen-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:52:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:52:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2005-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58321-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58321-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Ana Paula Mussi Cherobim-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Marketing Empresarial-
Descrição: dc.descriptionResumo: Promover a inclusão econômica e social e um dos grandes temas da agenda de desenvolvimento do nosso pais. Estamos diante de um novo público, o de menor renda, de uma nova política de crédito, o microcrédito, e de novos projetos de vulto como o do Banco Popular do Brasil. No caso dos bancos, as ações voltadas para a população de menor renda se desdobram em duas frentes: a primeira otimiza processos ja existentes. A segunda frente e a possibilidade de desenvolver novas formas de atuação, a partir dos marcos regulatórios criados no atual governo. Em ambos os casos, as ações que permitem atingir os objetivos propostos são a bancarização, a criação de novas formas de atendimento e a democratização do crédito. As novas formas de atendimento estenderão facilidades tecnológicas para a menor renda e aproximarão produtos e serviços bancários da população carente, através da disseminação de pontos de atendimento em correspondentes bancários, por exemplo. Nosso País não participou das primeiras experiências de microcrédito, quando, ainda nos anos 80, elas começaram a ser implantadas em vários países. Vivíamos naquela época urn período de instabilidade econômica e alta inflação que dificultavam este tipo de atividade. Hoje existem muitas iniciativas e muitos modelos de promoção do microcrédito que resultam das parcerias entre Organizações Governamentais, Governos, grupos privados e Sociedades de Crédito ao Microempreendedor. Contamos com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Banco do Nordeste, Banco Popular do Brasil, entre outras instituições que garantem com fundos próprios, o fomento de diversificadas iniciativas. Portanto, passamos de retardatários a inovadores neste campo. No entanto, tendo em vista a dimensao continental de nosso Pais e a enorme desigualdade que queremos combater, e necessário, ainda, promover uma grande expansão desta atividade que responda as exigências de multiplicação de empreendedores de micronegócios, formais e informais. Esse trabalho e mais uma contribuição para que a prática do microcrédito possa ser difundida e estimulada, mas há ainda um espaço enorme para ser ocupado, especialmente se desejarmos atingir os mais necessitados da sociedade-
Formato: dc.format63 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectMicrofinanças-
Palavras-chave: dc.subjectCréditos-
Palavras-chave: dc.subjectEmprestimos-
Título: dc.titleO mercado de microcrédito no Brasil-
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