O papel do pedagogo como mediador na/da formação continuada do professor

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSá, Ricardo Antunes de, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino-
Autor(es): dc.creatorNegoseki, Clicie Maria Cancelier, 1973-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T22:59:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T22:59:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58313-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58313-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 22/08/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.183-200-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa intitulada: "O papel do pedagogo como mediador na/da formação continuada do professor" buscou investigar o processo de mediação desenvolvido pelo pedagogo na/da formação continuada de professores do ensino médio noturno, para identificar e propor elementos de reconstrução deste processo, com vistas ao desenvolvimento profissional docente neste nível de ensino. Estabeleceu-se como objetivos específicos: caracterizar e analisar o processo de mediação do pedagogo na formação continuada ofertada pela SEED/PR junto aos professores do Ensino Médio noturno das escolas estaduais de São José dos Pinhais; caracterizar o processo de formação continuada dos professores do Ensino Médio das escolas estaduais de São José dos Pinhais para identificar concepções, atividades, atitudes e dificuldades encontradas e; sistematizar os desafios e as proposições apontadas pelos docentes e pedagogos para identificar as necessidades, aspectos e temas implicados na recomposição dos processos de formação continuada de professores do ensino médio noturno. Adotou-se como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa, tendo como base teórica os autores Moreira e Caleffe (2008), Marconi e Lakatos (2009), André (2006a), Gatti (2006), Luna (2000), Flick (2009), dentre outros. Para coleta de dados inicial utilizou-se um questionário eletrônico enviado por email aos participantes e entrevista semi-estruturada. Os participantes foram os professores de língua portuguesa e matemática das escolas estaduais de ensino médio noturno do município de São José dos Pinhais e os respectivos pedagogos destas escolas. Os dados coletados foram analisados a partir da análise de conteúdo de Bardin (2016) e Franco (2012). Para caracterizar a formação continuada dos professores utilizou-se como referencial teórico: Nóvoa (1992; 2002; 2006; 2007; 2009), Imbernón (2009; 2010; 2011), Morin (1996; 2003; 2011), Freire (1989; 1996; 2005; 2012), Sá (2004; 2006; 2008; 2013), Hagemeyer (2004; 2006), Pryjma (2009), entre outros. Com relação ao papel do pedagogo, o referencial teórico foi fundamentado em: Nóvoa (1992; 2006; 2007), Sá (2006; 2008; 2013), Imbernón (2009; 2010; 2011), Pimenta (2002; 2005), Libâneo (2002; 2004; 2010), Placco (2006; 2010; 2011), Morin (2003; 2011), Hagemeyer (2004; 2006), Pryjma (2009), dentre outros autores. A partir da análise preliminar dos dados estabeleceu-se sete categorias de análise: a) atualização de conhecimento; b) enfoque pedagógico; c) prática pedagógica; d) saberes docentes; e) papel do pedagogo; f) concepção de formação continuada; g) mediação do pedagogo. A pesquisa verificou que os professores e os pedagogos participantes possuem visões convergentes no que diz respeito às características da formação continuada ofertada pela mantenedora. Propõem um modelo de formação continuada voltado para os temas atuais da educação, como: sociedade, alunos, tecnologias, pesquisa, metodologias, currículo, entre outros. O papel de mediador do pedagogo foi caracterizado tanto pelos professores quanto pelos próprios pedagogos como necessário para a articulação do processo pedagógico e para o desenvolvimento da formação continuada. Palavras-chave: Formação continuada. Papel do pedagogo. Professores. Formação e desenvolvimento profissional do professor/pedagogo.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present research entitled: "The role of the pedagogue as mediator in the continuous formation of the teacher" sought to investigate the process of mediation developed by the pedagogue in the continuing training of teachers of the night high school, to identify and propose elements of reconstruction of this process , with a view to professional teacher development at this level of education. It was established as specific objectives: to characterize and analyze the process of mediation of the pedagogue in the continuous training offered by the SEED / PR next to the teachers of the high school of the state schools of São José dos Pinhais; characterize the process of continuing education of the high school teachers of the state schools of São José dos Pinhais to identify conceptions, activities, attitudes and difficulties encountered and; to systematize the challenges and propositions pointed out by teachers and pedagogues to identify the needs, aspects and themes involved in the recomposition of the continuing education processes of high school teachers. The research was based on a qualitative approach, based on the authors Moreira and Caleffe (2008), Marconi and Lakatos (2009), André (2006a), Gatti (2006), Luna (2000) and Flick , among others. For the initial data collection, an electronic questionnaire was sent by e-mail to the participants and a semi-structured interview. The participants were the Portuguese language and mathematics teachers of the state secondary schools of the municipality of São José dos Pinhais and the respective pedagogues of these schools. The data collected were analyzed from the content analysis of Bardin (2016) and Franco (2012). In order to characterize the teachers' continuing education, a theoretical reference was used: Nóvoa (1992, 2002, 2006, 2007; 2009), Morin (1996, 2003, 2011), Freire (2004, 2006), Hagemeyer (2004, 2006), Pryjma (2009), among others. In relation to the role of the pedagogue, the theoretical framework was based on: Nóvoa (1992, 2006; 2007), Sá (2006; 2008; 2013), Imbernón (2009; 2010; 2002, 2004, 2010), Placco (2006, 2010, 2011), Morin (2003; 2011), Hagemeyer (2004; 2006), Pryjma (2009), among others. From the preliminary analysis of the data, seven categories of analysis were established: a) updating of knowledge; b) pedagogical approach; c) pedagogical practice; d) teacher knowledge; e) role of the pedagogue; f) conception of continuing education; g) mediation of the pedagogue. The research verified that the teachers and the participating pedagogues have convergent visions regarding the characteristics of the continuous formation offered by the maintainer. They propose a model of continuing education focused on the current themes of education, such as: society, students, technologies, research, methodologies, curriculum, among others. The role of mediator of the pedagogue was characterized both by teachers and by the pedagogues themselves as necessary for the articulation of the pedagogical process and for the development of continuing education. Keywords: Continuing education. Role of the pedagogue. Teachers. Training and professional development of the teacher/pedagogue.-
Formato: dc.format233 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Formação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectDidatica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Título: dc.titleO papel do pedagogo como mediador na/da formação continuada do professor-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.