Contribuições do ensino da matemática por meio da resolução de problemas contextualizados nos anos iniciais do ensino fundamental

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Autor(es): dc.contributorGuérios, Ettiène Cordeiro-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino-
Autor(es): dc.creatorSouto, Flavia Cristine Fernandes, 1980--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:40:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:40:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-27-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-27-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58296-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58296-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Ettiène Cordeiro Guérios-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 22/08/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.175-180-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente estudo teve como objetivo investigar como problemas matemáticos contextualizados, que estabeleçam relações com interesses dos alunos, podem instigar a mobilização de conhecimento, a elaboração de estratégias resolutivas e o desenvolvimento do pensamento autônomo. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como qualitativa de natureza interpretativa. Como referencial teórico destacam-se George Polya e Allan Schoenfeld no que tange a heurística da resolução de problemas; Lourdes Onuchic e Norma Allevato no embasamento do ensino de Matemática por meio da resolução de problemas; Ole Skovsmose, Paola Valero, Ettiène Guérios e José Roberto Giardinetto na discussão de realidade, cotidiano e contexto como base para a ação didática. Para a coleta de dados, foram elaborados problemas matemáticos contextualizados a partir de um tema de interesse elencado pelos participantes da pesquisa, sendo estes cinquenta e oito alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do município de Curitiba (Paraná). Os problemas foram resolvidos pelos alunos participantes, ora organizados em grupo, ora individualmente, no decorrer de seis encontros. Os momentos de resoluções em grupo foram gravados em áudio e vídeo para análise dos diálogos estabelecidos entre os pares no processo de formulação de estratégias resolutivas. Após as resoluções, foram realizadas entrevistas com alguns dos alunos para melhor compreender as estratégias de resolução por eles elaboradas. Para a análise, foi considerada a combinação dos dados coletados por meio de uma triangulação, buscando observar como problemas matemáticos contextualizados, construídos a partir de um tema de interesse dos alunos, refletem no processo de construção de estratégias resolutivas e no desenvolvimento do pensamento autônomo. Os resultados desta pesquisa mostraram que utilizar um tema de interesse dos alunos como base para a elaboração de problemas matemáticos contextualizados pode contribuir para que eles envolvam-se com as atividades propostas e assumam a responsabilidade pela construção do conhecimento, à medida que se dedicam ao planejamento, execução e validação de estratégias resolutivas na busca por soluções. Também revelaram que problemas matemáticos contextualizados viabilizam a interpretação, pelo aluno, do enunciado do problema e as relações matemáticas nele envolvidas, favorecendo a compreensão de conceitos matemáticos e o desenvolvimento de um pensamento autônomo. Palavras-chave: Ensino de Matemática. Resolução de problemas. Contexto. Ensino Fundamental.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This study aimed at investigating how contextualised math problem-solving that relates to the interest of the students can instigate the mobilisation of knowledge, the elaboration of problem-solving strategies and the development of autonomous thinking. The research methodology can be categorised as qualitative research of an interpretative approach. Among the essentials of the theoretical framework employed there can be cited George Polya and Allan Schoenfeld on topics concerning the heuristics of problem-solving; as a framework for the teaching of Mathematics by means of problem-solving, Lourdes Onuchic and Norma Allevato; Ole Skovsmose, Paola Valero, Ettiène Guérios and José Roberto Giardinetto were the reference on the discussion of reality, out-of-school situations and context as a basis for the didactic action.The data gathering procedures consisted of contextualised mathematical problems created from topics of interest volunteered by the research participants - encompassing 58 students of the 4th year of the Fundamental Level of a public school from the municipality of Curitiba system. The problems were solved by the participating students, either as a group, or individually, thoughout the period of six sessions.The group resolution moments were recorded in audio and video tracks for ulterior analysis of the dialogues exchanged among peers in the process of the formulation of problem-solving strategies. Once the resolutions had taken place, interviews were carried out with some of the students in order to better understand the problem-solving strategies utilised by them. For analysis purposes, the combination of the collected data was examined by means of a triangulation, aimed at observing how contextualised mathematical problems built from a topic of interest provided by the students affect the ellaboration of the problem-solving strategies and the development of autonomous thinking. The results of this study have shown that utilising a topic of the interest of the students as a foundation for the ellaboration of contextualised mathematical problems can contribute to their involvement in the proposed activities and their taking charge of the construction of knowledge, as they engage in the planning, execution and validation of problem-solving strategies in search of a resolution. Results have also shown that contextualised mathematical problems allow for an interpretation of the instructions of the problem by the student and the mathematical relations in it, encouraging the comprehension of mathematical concepts and the development of autonomous thinking. Keywords: Mathematics Teaching. Problem-solving. Context. Fundamental Education.-
Formato: dc.format186 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Problemas, questões, exercícios-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleContribuições do ensino da matemática por meio da resolução de problemas contextualizados nos anos iniciais do ensino fundamental-
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