Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Doré, Andréa Carla, 1969- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Giancarlo Telles, 1988- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:36:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:36:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/58295 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58295 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Andréa Doré | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 07/08/2018 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p.80-84 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta metodológica de ensino de História por intermédio de simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas durante a Guerra do Golfo. Para tanto, trabalha-se com a interdisciplinaridade entre a história política e relações internacionais. Descreve-se a trajetória da história política, do auge ao declínio promovido pela crítica dos Annales, a sua posterior renovação como nova história política, dialogando com conceitos da ciência política e da sociologia. Analisase como são abordadas guerras nos livros didáticos do PNLD para o triênio 2018- 2020, destacando inexistir um conceito de guerra válido para todas os conflitos estudados. O produto pedagógico apresenta um roteiro da atividade, composto pela apresentação ao professor, ao aluno, o embasamento legal que dá respaldo à atividade. As etapas que compõem a atividade proporcionam um artigo sobre a Guerra do Golfo, textos sobre o surgimento da ONU, composição do Conselho de Segurança e funcionamento do poder veto, além de teorias e conceitos de relações internacionais. O principal ganho dos estudantes com a atividade não é o conhecimento histórico em si, mas a capacidade de argumentar e diálogo com colegas com opiniões contrárias mantendo o respeito, a tolerância e a civilidade. Palavras-chave: Ensino de História. Produção e difusão de narrativas históricas, cultura visual, mídias e linguagens. Guerra do Golfo. Simulação do Conselho de Segurança. Interdisciplinaridade. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This paper presents a methodological proposal of History teaching through a simulation of the United Nations Security Council during the Gulf War. For that, we work with the interdisciplinarity between political history and international relations. We describe the course of political history, from its peak to its decline brought by the Annales critique, until its subsequent renewal as new political history, dialoguing with concepts of both political science and sociology. This paper analyzes how wars are approached in the PNLD textbooks for the 2018-2020 triennium, highlighting that there is no concept of war valid for all the conflicts studied. The pedagogical product presents a script of the activity, composed by an introduction to the teacher and to the student, as well as its supporting legal foundation. The steps that make up the activity provide an article on the Gulf War, texts on the emergence of the UN, composition of the Security Council and functioning of the veto power, as well as theories and concepts of international relations. The main gain of students with the activity is not the historical knowledge itself, but the ability to argue and dialogue with colleagues who possess diverging opinions, while maintaining respect, tolerance and civility. Keywords: History Teaching. Production and Dissemination of Historical Narratives. Visual Culture, Media and Languages. Gulf War. Security Council Simulation. Interdisciplinarity. | - |
Formato: dc.format | 84 p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nações Unidas. Conselho de Segurança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências sociais - Métodos de simulação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Golfo Pérsico, Guerra do, 1991 | - |
Título: dc.title | A Guerra em sala de aula : simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas durante a Guerra do Golfo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: