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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Vezzani, Fabiane Machado | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcelo Ricardo de, 1968- | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Valentim da, 1977- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo | - |
Autor(es): dc.creator | Dahmer, Gilson Walmor, 1970- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:15:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:15:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/58268 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58268 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Fabiane Machado Vezzani | - |
Descrição: dc.description | Coorientadores: Prof. Dr. Marcelo Ricardo de Lima, Prof. Dr. Valentim da Silva | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo. Defesa : Curitiba, 26/04/2018 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p.70-75 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Solo e ambiente | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O diálogo de saberes consiste num procedimento metodológico chave para a humanidade construir conhecimentos integrando o saber tradicional com os conhecimentos científicos. Particularmente, na ciência do solo os saberes tradicionais são levantados, registrados e sistematizados a partir de diálogos de saberes proporcionados por pesquisas etnopedológicas. Contudo, esses estudos predominantemente envolvem agricultores que compartilham o mesmo modo de vida, constituindo, assim, um diálogo de saberes monocultural, entre pesquisadores e agricultores de um único sistema sociocultural. Portanto, cientistas negligenciam os saberes tradicionais interculturais que articulam o diálogo entre agricultores tradicionais num território multicultural. Na hipótese deste trabalho, existem saberes tradicionais interculturais que são estabelecidos nos diálogos entre agricultores com distintas identidades culturais. Neste sentido, o presente estudo teve o objetivo de identificar e descrever o saber tradicional sobre solo compartilhado territorialmente entre agricultores com distintos modos de vida ou pertencentes a comunidades tradicionais culturalmente diferentes e que historicamente ocupam o território municipal de Adrianópolis, no Vale do Ribeira paranaense. A pesquisa etnopedológica contou com entrevistas estruturadas, diálogos abertos, grupos de discussão e caminhadas descritivas. Os principais solos conhecidos pelos agricultores foram descritos e classificados cientificamente segundo critérios do Sistema Brasileiro. As informações foram analisadas nas perspectivas qualitativas da análise do discurso e quantitativas da pedologia e sociologia. O estudo etnopedológico com saberes tradicionais de origens Africana, Indígena e Europeia permitiu identificar que as distintas ancestralidades coexistentes há pelo menos dois séculos no Vale do Ribeira compartilham oito nomes e quatorze critérios de caracterização e classificação de solos, descrevem as Terras Arenosas e os Massapês de modo similar e utilizam a mesma lógica para organizar os seus sistemas de classificação. Dos treze nomes de solos mencionados no saber Europeu e de doze falados no saber Indígena, apenas três não estavam entre os 28 nomes de solos conhecidos no saber de origem Africana. Logo, concluiu-se que agricultores de comunidades tradicionais com diferentes origens ancestrais do território municipal de Adrianópolis compartilham uma matriz etnopedológica estabelecida no diálogo de saberes intercultural com forte influência da ancestralidade Africana. Palavras-chave: Saber tradicional. Agroecologia. Afrodescendentes. Eurodescendentes. Indidescendentes. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The knowledge dialogue consists in a methodological key proceeding for the humanity built knowledge integrating the traditional knowledge with the scientific ones. Particularly in soil science the traditional knowledge is raised, recorded and systematized from dialogues of knowledge provided by ethnopedological research. However, studies predominantly involve farmers who share the same way of life, thus constituting a dialogue of monocultural knowledge between researchers and farmers of a single socio-cultural system. Therefore, scientists neglect the traditional intercultural knowledge that join the dialogue between traditional farmers in a multicultural territory. In the thesis of this work, there are intercultural traditional knowledges who are established in the dialogues between the traditional farmers with different cultural identities. This way, the present research had the objective of identify and describe the traditional knowledge about soil, shared territorially between farmers with distinct ways of living or belonging to traditional communities culturally different that occupy historically the municipal territory of Adrianopolis, on the paranaense Vale do Ribeira. The ethnopedology research counted with structured interviews, open dialogues, discussion groups and descriptive walks. The main soils known to the farmers were scientifically described and classified according to the criteria of the Brazilian System. The data were analyzed in the qualitative way of speech analysis and quantitative of pedology and sociology. The ethnopedology study with traditional knowledges of African, Indigenous and European origins permit to identify that the different ancestries coexistent by at least two centuries in the Vale do Ribeira share eight names and fourteen characterization and classification of soil criteria, describe the arenaceous soil and massapê soil in similar way and use the same logic to organize their classification system. Of the thirteen soil names mentioned in the European knowledge, and twelve spoken on the Indian knowledge, only three of them was not known in the total of twenty-eight soil types presented in the African knowledge. So, was concluded farmers of traditional communities with different ancestry origins of the municipal territory of Adrianopolis share an ethnopedology matrix stablished in the intercultural knowledge dialogue with strong influence of the African ancestry. Keywords: Traditional Knowledge. Agroecology. Afro-descendant. Euro-descendant. Indian-descendant. | - |
Formato: dc.format | 111 p. : il. (algumas color.), tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência do Solo | - |
Palavras-chave: dc.subject | África - Usos e costumes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Europa - Usos e costumes | - |
Palavras-chave: dc.subject | População tradicional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Povos tradicionais | - |
Título: dc.title | Diálogo de saberes etnopedológicos multiculturais entre agricultores tradicionais do Vale do Ribeira - Adrianópolis/PR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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