O compartilhamento de ações de estágio como espaço de formação : contribuições da teoria da atividade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Flávia Dias de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática-
Autor(es): dc.creatorCorso, Bruna, 1994--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:39:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:39:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58267-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58267-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof. Dra. Flávia Dias de Souza-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa : Curitiba, 14/03/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.82-88-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho apresenta aspectos de uma pesquisa no campo da Educação Matemática, particularmente sobre o estágio na formação inicial de professores de matemática. Inicialmente, retrata um processo histórico acerca da disciplina de estágio curricular supervisionado na formação de professores bem como aspectos legais a respeito do estágio. Além disto, apresenta contribuições da teoria da atividade, que desse apresenta como suporte teórico para esta pesquisa. A investigação foi desenvolvida por meio de uma pesquisa de campo com situações de acompanhamento em turmas de Estágio Curricular Supervisionado 3 e 4 do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), câmpus Curitiba, durante o período letivo de 2016. Diante disto, dentro do espaço de compartilhamento das ações de estágio, investigou-se possibilidades de organização do ensino pelo professor da disciplina de estágio que possam favorecer à inserção dos estudantes à docência no contexto do estágio curricular supervisionado. O processo de captação de dados se deu por meio dos diários de bordo, observações e gravações feitas durante a disciplina, que serão fonte para o processo de análise acerca da problemática de pesquisa. Como resultados, constatamos, por meio da análise dos dados coletados, que os sujeitos perceberam a coletividade e o planejamento compartilhado como elementos para a organização do ensino em sala de aula por intermédio dos encontros coletivos semanais. Nessa perspectiva, podemos destacar a importância destes momentos compartilhados de estágio na formação de futuros docentes como fundamentais ao processo de aprendizagem da docência. Palavras-chave: Educação Matemática. Formação de professores. Estágio Curricular Supervisionado. Teoria da Atividade.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present work presents aspects of a research, in the field of Mathematics Education, particularly on the stage in the initial formation of mathematics teachers. Initially it portrays a historical process about the subject of supervised curricular internship in the training of teachers as well as legal aspects regarding the internship. Moreover, it presents contributions from the theory of activity and historical-cultural theory that will serve as theoretical support for this research. The research took place in a field research with follow-up situations in Estágio Curricular Supervisionado 3 and 4, from the Mathematics Graduation course from Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), Curitiba campus, during the academic period of 2016. Thus, within the space of sharing from the internship actions, it intends to investigate possibilities teaching organization by the teacher of the internship discipline that may favor the insertion of the students to the teaching practicing, in the context of the supervised curricular internship. The data capture process was carried out through the logbooks, observation and recordings held in the course, which will be the source for the process of analysis about the research problematic. As results, we verified through the analysis of the data collected that the subjects perceived the collective and shared planning as elements for the organization of teaching in classroom through the weekly collective meetings. In addition, it is possible to highlight the importance of these meetings for the teacher training as fundamental to the learning process of teaching. Keywords: Mathematics Education. Teacher training. Supervised internship. Activity theory.-
Formato: dc.format90 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEstagios supervisionados-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Formação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática-
Título: dc.titleO compartilhamento de ações de estágio como espaço de formação : contribuições da teoria da atividade-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.