Resolução de problemas de divisão : esquemas utilizados por estudantes de um terceiro ano do ensino fundamental de Curitiba

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Autor(es): dc.contributorAgranionih, Neila Tonin, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino-
Autor(es): dc.creatorSousa, Aline Cristina Azzolin de, 1983--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:37:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:37:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58201-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58201-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Neila Tonin Agranionih-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 27/08/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.169-172-
Descrição: dc.descriptionResumo: O trabalho tem como base a Teoria dos Campos Conceituais proposta por Gérard Vergnaud e tem como objetivo analisar as contribuições de uma intervenção pedagógica para a modificação dos esquemas de resolução de problemas de divisão envolvendo o Sistema Monetário Nacional de crianças de um 3º ano do Ensino Fundamental do município de Curitiba-PR. A pesquisa envolveu uma intervenção composta de três etapas: entrevista inicial, ação didática, entrevista final. A coleta de dados foi realizada com 5 estudantes, sorteados dentre os 30 que participaram da ação didática, com os quais foram realizadas as entrevistas inicial e final. Nas entrevistas foram aplicados 4 problemas de divisão envolvendo as ideias de quotição e partição. A ação didática, que teve duração de 12 horas-aula, envolveu, além destes tipos de problemas, atividades de composição e decomposição de valores monetários. Na análise de dados buscou-se identificar os esquemas e os invariantes operatórios presentes nas resoluções dos estudantes. A análise qualitativa evidenciou que estes alunos valeram-se dos seguintes esquemas tanto nas resoluções utilizando materiais diversos como naquelas em que só poderiam utilizar as cédulas e os objetos referidos no problema: distribuição um a um; recontagem das quantidades já apresentadas no problema; contagem a partir de um dado fator; dupla contagem; adições repetidas; subtrações repetidas; metades; conhecimento de fatos multiplicativos e partição e partição associada com produto, representação pictórica; e correspondência um para muitos. Utilizaram, ainda, os seguintes os esquemas: respostas sem explicação e decomposição de quantidades ao resolverem problemas tendo somente as cédulas como apoio para a resolução. As contribuições da intervenção pedagógica para a modificação dos esquemas de resolução de problemas foram evidentes, uma vez que para todos os estudantes que participaram da pesquisa houve ampliação do repertório de esquemas para as resoluções dos problemas de divisão. Palavras-chave: Resolução de problemas. Campo Conceitual Multiplicativo. Divisão. Esquemas. Invariantes operatórios.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The work is based on the Theory of Conceptual Fields proposed by Gérard Vergnaud and aims to analyze the contributions of a pedagogical intervention for the modification of the problem solving schemes of division involving the National Monetary System of children of a 3rd year of Elementary Education of the city of Curitiba-PR . The research involved an intervention composed of three stages: initial interview, didactic action, final interview. Data collection was carried out with 5 students, drawn from among the 30 who participated in the didactic action, with whom the initial and final interviews were conducted. In the interviews were applied 4 problems of division involving the ideas of quotation and partition. The didactic action, which lasted 12 hours, involved, besides these types of problems, activities of composition and decomposition of monetary values. In the data analysis we tried to identify the schemas and the operative invariants present in the students' resolutions. The qualitative analysis revealed that these students used the following schemes both in the resolutions using different materials and in those in which they could only use the notes and the objects mentioned in the problem: distribution one by one; recount of quantities already presented in the problem; counting from a given factor; double counting; repeated additions; repeated subtraction; halves; knowledge of multiplicative facts and partition and partition associated with product, pictorial representation; and correspondence one to many. They used the schemes: unanswered answers and decomposition of quantities when solving problems with only the ballots as support for resolution. The contributions of the pedagogical intervention to the modification of the problem solving schemes were evident since for all the students who participated in the research there was an expansion of the repertoire of schemes for the resolutions of the problems of division. Keywords: Troubleshooting. Multiplicative Conceptual Field. Division. Schemes. Operative invariants.-
Formato: dc.format179 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Ensino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPratica de ensino-
Título: dc.titleResolução de problemas de divisão : esquemas utilizados por estudantes de um terceiro ano do ensino fundamental de Curitiba-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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