Alemão no Brasil na voz e atuação de professoras do ensino fundamental da rede pública de ensino

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Autor(es): dc.contributorJanzen, Henrique Evaldo, 1957--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorChaves, Giovanna Lorena Ribeiro, 1983--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:34:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:34:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58172-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58172-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Henrique Evaldo Janzen-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/03/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 219-225-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho investiga visões de língua e cultura de seis professoras de alemão como língua estrangeira da rede pública de ensino em diferentes cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A partir de reflexões desenvolvidas por pensadores do Círculo de Bakhtin, apresenta-se o conceito de linguagem que fundamenta os pressupostos teóricos da presente investigação. Sob essa perspectiva, aborda-se o conceito de cultura. São expostos alguns conceitos relacionados a abordagens da "cultura de língua alemã" presentes na área de ensino de alemão como língua estrangeira e realiza-se um resgate histórico da trajetória do ensino de alemão no Brasil. Tanto a referida exposição de conceitos quanto a mencionada retomada histórica apoiam a análise do corpus de dados coletados, constituído por um conjunto de enunciados produzidos em contextos distintos e para interlocutores diversos. Entrevistas e observações de práticas docentes complementam a análise. Por fim, são feitas as considerações finais sobre o resultado da análise, além de reflexões sobre possíveis repercussões das conclusões do trabalho na área de formação de professores de alemão como língua estrangeira no Brasil. Palavras-chave: Ensino de alemão como língua estrangeira. Linguagem. Cultura.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This thesis investigates the views on language and the concepts of culture held by six public school teachers of German as a Foreign Language from different cities of the Brazilian states of Santa Catarina and Rio Grande do Sul. Drawing on the work of the Bakhtin Circle, the concept of language that underlies the theoretical presuppositions of the present investigation is introduced. Then, the concept of culture is also approached from the Bakhtinian perspective. In addition, some concepts related to approaches to the "Germanlanguage culture" pertaining to the teaching of German as a Foreign Language are discussed, and a historical overview of the teaching of German in Brazil is presented. The presentation of concepts and the historical overview supports the analysis of a corpus of statements produced in different contexts and for different interlocutors. Interviews and observations of teaching practices complement the analysis. Finally, considerations on the results of the analysis are made, as well as reflections on their possible contributions for the training of teachers of German as a Foreign Language in Brazil. Keywords: German as a Foreign Language. Language. Culture.-
Formato: dc.format247 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectLingua alemã - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Título: dc.titleAlemão no Brasil na voz e atuação de professoras do ensino fundamental da rede pública de ensino-
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