
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cavallet, Susan Regina Raittz, 1955- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Nahyr Carneiro da, 1985- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:13:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:13:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/58167 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58167 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Professora Ms. Susan Regina Raittz Cavallet | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho relata ações e vivências em experiências inovadoras educacionais ocorridas durante o ano letivo de 2017 e primeiro semestre de 2018. Tais relatos decorrem da influência de encontros entre uma rede de educadores formada pelo curso de Especialização ANE – Alternativas para uma Nova Educação. A maioria das ações ocorreram na Escola Estadual Abigail dos Santos Corrêa, em Matinhos, porém outros espaços também foram contemplados. Nossos principais sujeitos participantes foram cerca de 150 estudantes, das turmas de sextos, sétimos e oitavos anos, além dos educadores que realizaram uma rica troca de saberes em prol das ações motivadas pela ANE. Estas ocorreram com ênfase nos conteúdos de Ciências, mas caracterizaram-se como um trabalho transdisciplinar, de forma que inúmeras linguagens foram abordadas. Entre os relatos estão: aulas de campo, produção de projetos, aulas práticas, debates, criação de jogos, integração entre escolas, entre outros. Durante o caminho entre ações e encontros os conceitos de educação inovadora se consolidaram de uma forma muito natural e geraram práticas permanentes no trabalho educacional, revelando que a busca por novas metodologias educacionais compreende um caminho sem volta. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (35 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Título: dc.title | Tecendo a rede : relatos de uma busca pela nova educação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: