Movimentos de um projeto político pedagógico na busca da formação emancipatória

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Autor(es): dc.contributorFagundes, Maurício Cesar Vitória-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino-
Autor(es): dc.creatorMartins, Ramon-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:22:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:22:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58150-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58150-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Maurício Cesar Vitória Fagundes-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática do Ensino. Defesa : Curitiba, 31/08/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.112-118-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho tem como objetivo perscrutar os movimentos emancipatórios do Projeto Pedagógico de Curso de Ensino Médio Integrado à Biotecnologia do Campus Jaguariaíva do Instituto Federal do Paraná. Tal proposta nasceu a partir de indagações sobre o projeto, sua construção, aplicação e alguns resultados após sua execução. Para analisar o texto do projeto, levantou-­se o referencial usado para a construção do documento e realizou-­se uma análise que identificou os autores e diretrizes aos quais se apoiou a construção do documento. Após executou-­se entrevistas, as quais foram divididas em três categorias: os proponentes do projeto, os aplicadores do projeto e os educandos envolvidos nesta aplicação. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas, as respostas transcritas em plataforma digital e selecionadas a partir das categorias criadas. A fim de analisar os aspectos que coadunam com uma educação emancipadora, estes conceitos foram retirados a partir da literatura de Paulo Freire. Os resultados alcançados mostraram que a construção do projeto orientou-­se dentre várias teorias, a Complexidade;? os documentos que orientaram a construção foram seguidos no que se referem a formação politécnica e omnilateral;? a formação curricular apresenta a construção por dimensões formativas e temas geradores;? a Pedagogia por Projetos como execução do projeto em uma abordagem multirreferencial dos temas;? a teoria freireana está na base de construção do projeto e aspectos sobre a dialogicidade da educação e educação bancária foram encontrados no PPC e nas falas do corpo discente e docente. Palavras-­chave: Emancipação. Autonomia. Projeto Pedagógico de Curso. Pedagogia por Projetos. Multirreferencialidade.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present work has as objective to examine the emancipatory movements of the Pedagogical Project of High School Course Integrated to the Biotechnology of Campus Jaguariaíva of the Federal Institute of Paraná. This proposal was born from inquiries about the project, its construction, application and some results after its execution. In order to analyze the text of the project, the reference used for the construction of the document was raised and an analysis was carried out that identified the authors and guidelines that supported the construction of the document Interviews were carried out, which were divided into three categories: project proponents, project applicators and students involved in this application. Semi-­structured interviews were conducted, responses transcribed on a digital platform and selected from the categories created. In order to analyze the aspects that are in line with an emancipatory education, these concepts were drawn from the literature of Paulo Freire. The results showed that the construction of the project was guided by several theories, as example, Complexity theory;? the documents that guided the construction were followed in what refers to the polytechnical and omnilateral formation;? curricular formation presents the construction by formative dimensions and generating themes;? Pedagogy by Projects as project execution in a multi-­referential approach of the themes;? the Freirean theory is based on the construction of the project and aspects about the dialogue of education and banking education were found in the PPC and in the speeches of the student body and teacher. Keywords: Emancipation. Autonomy. Pedagogical Course Project. Pedagogy by Projects. Multireferentiality.-
Formato: dc.format124 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio - Projeto Pedagógico-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEmancipação-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Título: dc.titleMovimentos de um projeto político pedagógico na busca da formação emancipatória-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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