Capacitando idosos a utilizar smartphone : uma abordagem utilizando o design instrucional contextualizado e flexível

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPadovani, Stephania, 1973--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design-
Autor(es): dc.creatorRocha, Eron Moreno Chagas, 1988--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:20:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:20:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58140-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58140-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.a Dra. Stephania Padovani-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 24/02/2017-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.109-113-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa tem por objetivo propor Prioridades Educacionais no ensino-aprendizagem de smartphone para o usuário idoso em formato de mini curso, a fim de diminuir a sensação de isolamento social e aumentar a autonomia desse público. O método que norteia esta pesquisa é caracterizado pela Pesquisa-ação, com a abordagem do design instrucional flexível e contextualizado. Para tanto, ele se divide em três fases: exploratória, planejamento e ação (com monitoramento). Espera-se que, com essa dissertação possa ser definido e organizado um plano de aula com metas (distinguir objetivos), maneiras (meios de atingir esses objetivos) e material (conteúdo apropriado e relevante a ser lecionado) para o ensino-aprendizagem de smartphone para o público idoso. Como resultado deste trabalho espera-se possibilitar aos alunos usufruir da independência que esses aparelhos podem proporcionar para se comunicar com amigos, familiares e resolver tarefas do cotidiano. Palavras-chave: Idosos 1. Smartphones 2. Curso 3.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research aims to propose Educational Priorities to smartphone teaching and learning for the elderly user, so that the smartphone teaching is taught in mini course format in order to reduce the feeling of social isolation and increase the autonomy of this public. The method that guides this research is characterized by action-research with the approach of flexible and contextualized instructional design, the method is divided into three phases: exploration, planning and action (with monitoring). It is hoped that with this research is defined and organized a lesson plan with goals (distinguish objectives), ways (ways to achieve those goals) and equipment (appropriate and relevant content to be taught) to the smartphone of teaching and learning for elderly public. With the result of this work, with the implementation of the Educational Priorities in mini course smartphone format for seniors enables students enjoy the independence that these devices can provide to solving everyday tasks. Keywords: Elderly 1. Smartphones 2. Course 3.-
Formato: dc.format120 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectIdosos - Comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectDesign-
Palavras-chave: dc.subjectSmartphones-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão digital - Idosos-
Título: dc.titleCapacitando idosos a utilizar smartphone : uma abordagem utilizando o design instrucional contextualizado e flexível-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.