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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Dias, Lucimar Rosa, 1966- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Cintia, 1983- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:20:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:20:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/58134 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58134 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Prof(a). Dr(a). Lucimar Rosa Dias | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 12/09/2018 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p.164-173 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Nesta dissertação me propus a compreender a branquitude (a identidade racial atribuída às pessoas brancas) como prática de poder expressa nas experiências educativo-pedagógicas da educação infantil em uma Unidade Educativa da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC, pois os estudos sobre branquitude levantam o desafio de ampliar o foco das investigações acerca das relações raciais na educação no sentido de compreender como a identidade racial branca opera nesta construção relacional. Para a realização desta pesquisa, a metodologia empregada foi a etnografia e os instrumentos peculiares: a fotografia, as conversas informais com as professoras, diálogos com as crianças, a construção do diário de campo, e uso da gravação de áudio tendo como foco, especialmente, as crianças e professoras brancas. Neste caminhar, ancorei-me, nos Estudos de Branquitude, na Sociologia da Infância, nos Estudos sobre Educação das Relações Étnico-Raciais em interlocução com os Estudos pós-coloniais, conectados com meu tema de pesquisa. Buscando apreender as experiências educativo-pedagógicas, focando nas pessoas e suas interações com os espaços e os diferentes elementos que compõem o interior da unidade educativa. As linguagens, as ações pedagógicas, as materialidades, sobretudo, como são vividas as dimensões raciais nesse espaço. Ao ajustar o ângulo da máquina fotográfica foi possível constatar a supervalorização do branco e a negação da representatividade de outros segmentos raciais como negros e indígenas. O acervo literário, as imagens lançadas nas paredes, as bonecas e bonecos priorizam a criança branca e coloca em desvantagem racial a criança negra e de outros grupos étnico-raciais, que por ventura, frequentem o espaço. Os resultados apontam que as crianças brancas desta unidade educativa contam com vantagens materiais e simbólicas vivenciadas em práticas pedagógicas que reiteram seu lugar de destaque e de positividade. A Paridade Racial se apresentou como uma das gêneses, o estágio inicial para consolidação e perpetuação da branquitude nas relações entre professoras brancas e crianças brancas. No entanto, há uma força de ruptura por parte de professoras, ainda que minoria, e por parte de crianças negras e brancas que, às vezes, empreendem processos de resistência e interrogam as professoras com suas atitudes, provocando fissuras nesta estrutura que tentam aprisioná-las na homogeneização macro da branquitude apresentando novas maneiras de se relacionar com as diferenças. Palavras-chave: Branquitude. Paridade Racial. Educação Infantil. Educação das Relações Étnico-Raciais. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In this dissertation, I proposed to understand how whiteness, a practice of power and configuration of a white identity, is expressed in the educational-pedagogical experiences of children's education in an Educational Unit of the Florianópolis Municipal School of Education. Studies on whiteness (the racial identity attributed to white people) raise the challenge of broadening the focus of research on race relations in education, pointing to the existence of other possibilities, among them, the problem of white racial identity in the reeducation of ethnic-racial relations. In order to carry out this research, the methodology employed was ethnography and the peculiar instruments, photography, informal conversations with white teachers, dialogues with white children, construction of the field diary as a way of recording the information obtained throughout the investigation and use of audio recording, to record the conversations. In this walk, I anchored myself, in the Studies of Branquitude, in the Sociology of Childhood, in the Studies on Education of Ethnic-Racial Relations in interlocution with the Postcolonial Studies, connected with my research theme. Seeking to learn the educational-pedagogical experiences, focusing on the people and their interactions with the spaces, the different elements that compose it within the educational unit. The languages, the pedagogical actions, the materialities, above all, how the racial dimensions are lived in this space. In the analysis of the data I observed that the whiteness models the educational-pedagogical actions in this educational unit, which affects the relations between the subjects, symbolically and in the materialities. By focusing on the angle of the camera, it was possible to see that the books that are available to the children indicate a perspective of diversity. I came across the overvaluation of white in the images and the denial of the representativeness of other racial segments such as blacks and Indians. The literary collection, the images thrown on the walls, the dolls and puppets prioritize the white child and place at a racial disadvantage the black child and other ethnic-racial groups, who happen to frequent the space. The results indicate that the white children of this educational unit have material and symbolic advantages when articulated with pedagogical practices that reiterate a single place for the white child: that of prominence, of positivity. Racial Parity presented itself as one of the genesis, the initial stage for consolidation and perpetuation of whiteness in the relations between white teachers and white children. However, there is a force of rupture of whiteness on the part of the teachers, although as a minority, and on the part of the black and white children that resist the macro influence of the whiteness, they undertake processes of resistance interrogate the teachers with their attitudes, causing cracks in certain moments in this structure that imprison them in homogenization, presenting new ways of relating to differences. Keywords: Whiteness. Racial Parity. Child education. Education of Ethnic-Racial Relation | - |
Formato: dc.format | 178 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações etnicas | - |
Título: dc.title | Branquitude na educação infantil : um estudo sobre a educação das relações étnico-raciais em uma unidade educativa do município de Florianópolis | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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