Edição crítica de Ariane et Bacchus de Marin Marais (1656-1728) : princípios editoriais

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Autor(es): dc.contributorScarinci, Silvana Ruffier, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorVargas, Ana Luisa Nunes de, 1965--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:03:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:03:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58085-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58085-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof. Dra. Silvana Ruffier Scarinci-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 24/02/2017-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.102-105-
Descrição: dc.descriptionResumo: A edição crítica de Ariane et Bacchus de Marin Marais (1656-1728) é um trabalho de reconstituição de uma obra lírica pertencente à última década do século XVII. Primeiramente, apresentaremos o músico Marin Marais e sua relação com a tragédie en musique, assim como os principais aspectos deste gênero e seu papel na sociedade francesa do Antigo Regime como manifestação artística. Logo após, traçaremos um breve histórico das publicações e edições musicais ao longo dos séculos, assim como a evolução das edições críticas nos últimos duzentos anos. Em seguida, identificaremos os principais tipos de edição, focalizando na edição crítica. Concluindo, descreveremos os processos editoriais necessários para o estabelecimento do texto musical. Esta dissertação objetiva estabelecer critérios para orientar decisões editoriais que fundamentam e sistematizam a edição crítica de Ariane et Bacchus baseado nas abordagens dos principais autores que hoje tratam do assunto. Palavras-chave: Ariane et Bacchus; Marin Marais; edição crítica. ??-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The critical edition of Marin Marais' (1656-1728) Ariane et Bacchus is a reconstitution of a lyrical work that belongs to the last decade of the 17th century. Firstly, we will present the musician Marin Marais and his relationship with the lyrical tragedy, as well as the main aspects of the tragédie en musique and its role in the French society of the Ancient Regime as an artistic expression. Afterwards we will outline a short history of publications and musical editions throughout the centuries, as well as the evolution of the critical edition in the last two hundred years. Then we will identify the main types of edition, focusing on the critical edition. For the conclusion, we will describe the editorial processes necessary for the establishment of the musical text. This dissertation aims establish criteria to guide editorial decisions that base and systematise the critical edition of Ariane et Bacchus of Marin Marais, based on the approaches of major authors in the field. Keywords: Ariane et Bacchus; Marin Marais; critical edition.-
Formato: dc.format120 p. : il., música.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Palavras-chave: dc.subjectMarais, Marin, 1656-1728-
Título: dc.titleEdição crítica de Ariane et Bacchus de Marin Marais (1656-1728) : princípios editoriais-
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